Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid)

O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid) é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC); do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Um investimento total de mais de R$ 27 milhões.

O Centro, inaugurado no dia 05 de julho de 2018, possui um total de área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², localizado em Jardim América, em Cariacica, que poderá atender a futuras ampliações. Toda a construção foi realizada em estrutura metálica sem o uso de lajotas e com placas cimentícias com drywall por dentro. Uma inovação do empreendimento.

Outro destaque na obra do CPID são os reservatórios, que possuem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva, utilizados na manutenção da área verde do espaço. No prédio também foi instalado uma Usina Experimental de Geração de Energias Alternativas com uma potência instalada de 264kWp e gerando em média, 35 MWh/mês, por meio de placas solares que armazenam a energia solar e a convertem em energia para uso no empreendimento. Para fins de comparação essa quantidade de energia elétrica é suficiente para abastecer cerca de 250 residências.

A estrutura do Cpid conta com uma área administrativa e com uma área técnica, onde foram implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico. São eles:

LABORATÓRIO OBJETIVO INSTITUIÇÃO
CIDIG Implantação do Núcleo de Planejamento e Análise do desempenho para redes multimídias: aplicação no contexto de cidades Ifes
ELEM Desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na área de tecnologia de equipamentos Ufes
INDCONTROL Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo. Ufes
LABENDEN Laboratório de ensaios não-destrutivos Ufes
LACAR Laboratório de Caracterização Física, Química e Microbiológica Ufes
NAA Núcleo de Análise Ambiental Ufes
NIADES Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional Ufes

Atualmente, são desenvolvidos 13 projetos de pesquisa, envolvendo mestrandos, doutorandos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em úteis trabalhos no espaço, que têm como objetivo promover a ciência, a tecnologia e a inovação para a implantação de ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento é um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias estratégicas na área, é uma entrega do Governo do Estado para as comunidades científica e empresarial capixabas, que visa a atuar como um espaço de apoio à inovação.