23/06/2022 13h34 - Atualizado em 23/06/2022 16h56

Prorrogadas inscrições para 320 vagas de graduação em ‘Tecnologia em Sistemas para Internet’ do UniversidadES

A formação na área de tecnologia está entre as mais demandadas atualmente pelo mercado de trabalho.

As inscrições para 320 vagas de graduação em “Tecnologia em Sistemas para Internet”, ofertadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES, foram prorrogadas. O novo prazo para inscrições termina, na próxima segunda-feira (27). O curso é gratuito.

O edital foi lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e integra as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC). O curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet é disponibilizado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), havendo encontros presenciais e virtuais realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

Para participar da seleção é necessário ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, uma das edições a partir de 2010. Esta, inclusive, é uma novidade, já que as ofertas anteriores deste curso eram restritas a participantes de edições mais recentes do Enem.

Os interessados devem acessar o edital, bem como o link para inscrições, disponíveis no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos > Edital IFES 41/2022). As inscrições foram prorrogadas e seguem até o dia 27 de junho. O edital contempla oito polos da UnAC, nos municípios de: Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Piúma e Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas para cada polo. O curso tem duração de três anos (2.010 horas).

Sobre a carreira

O crescimento da economia no Espírito Santo tem se refletido no aquecimento do mercado de trabalho. Empresas e grandes indústrias estão em busca de profissionais preparados para atuar em diversos setores e entre eles, o de tecnologia. Em atenção ao crescimento desta demanda, esta é uma das áreas de foco dos cursos do Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES.

O profissional de Tecnologia em Sistemas para Internet estará habilitado ao desenvolvimento de sistemas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e intranet. O curso pretende contribuir para a formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem na implementação, no desenvolvimento, na execução e na gestão de projetos norteados a sistemas para internet, com o uso de novas tecnologias, de competência técnica e de habilidades sistêmicas necessárias para a atuação proativa multidisciplinar, cidadã, crítica e inovadora.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de um profissional da área é de R$ 5.623,98.

UniversidadES
O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis