01/11/2022 17h11 - Atualizado em 09/11/2022 11h22

UniversidadES abre 200 novas vagas de pós-graduação

Oportunidades estão distribuídas nos polos da UnAC dos municípios de Bom Jesus do Norte, Castelo, Itapemirim e São Mateus, sendo 40 para cada polo.

Estão abertas oportunidades de pós-graduação, por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. São 200 vagas no curso de Pós-graduação (Aperfeiçoamento) em Educação Especial Inclusiva, ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e que integram as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Os interessados já podem acessar o edital e o link para as inscrições, que estão disponíveis no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br>Sistema UniversidadES>UniversidadES>Editais Abertos UniversidadES ou no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos). As inscrições seguem abertas até o próximo dia 16 de novembro.

O curso oferecido será disponibilizado na modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contando com a possibilidade de encontros virtuais síncronos e realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

As vagas estão distribuídas nos polos da UnAC dos municípios de Bom Jesus do Norte, Castelo, Itapemirim e São Mateus, sendo 40 para cada polo. O curso tem duração de quatro meses (240 horas), com ingresso em fevereiro de 2023.

O objetivo da Pós-graduação (Aperfeiçoamento) em Educação Especial Inclusiva é formar e capacitar profissionais capazes de desenvolver ações de inclusão para pessoas com deficiência e com queixas escolares na Educação Básica, Ensino Técnico, graduação e pós-graduação, e em contextos não escolares.

Trata-se da oferta de uma formação continuada sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, cuja finalidade é contribuir para a capacitação de graduados da área da Educação e afins, acerca dos temas: aprendizagem, processos de patologização do ambiente escolar; práticas e ações educativas na e para a Educação Especial; acessibilidade e tecnologia; e o conhecimento sobre a literatura especializada, que favorecerá a atuação e atualização dos discentes.

Os candidatos interessados devem ter diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ter acesso à internet e habilidade no uso do computador. Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação exigida no Edital Nº136/2022, em um único arquivo (formato pdf), com tamanho máximo de 7 MB.

O modelo de avaliação adotado se baseia no “Histórico Profissional e Acadêmico” do candidato, que deverá realizar autodeclaração de notas e comprovação, por meio da documentação a ser anexada no ato da inscrição no mesmo arquivo que contenha a documentação exigida no edital.

As dúvidas sobre o processo seletivo e o edital Nº 136/2022 deverão ser esclarecidas exclusivamente pelo e-mail: selecaoextensao.cefor@ifes.edu.br

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Acesse aqui o edital

Assessoria de Comunicação da Sectides