UnAC inicia 2026 com gestão responsável, parcerias consolidadas e fortalecimento do ensino superior no Espírito Santo
Ao longo de 2026, a Universidade Aberta Capixaba (UnAC) estima a abertura de aproximadamente 3.500 vagas em cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, por meio de parcerias estratégicas. Desse total, 845 vagas serão disponibilizadas em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), distribuídas em oito cursos, sendo: cinco cursos de extensão, uma pós-graduação, um mestrado e um doutorado.
Além disso, 508 vagas serão ofertadas em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com início das ofertas previsto para o segundo semestre de 2026. Essas vagas estarão distribuídas em cinco cursos, contemplando uma graduação, uma pós-graduação em aperfeiçoamento, uma pós-graduação em especialização, um mestrado e um doutorado. O Doutorado em Ciências Médicas é realizado em parceria da UnAC com a Universidade de São Paulo (USP), por intermédio da Ufes.
Cabe destacar a renovação do contrato com o Ifes para a viabilização de 10 novos cursos MOOC (Massive Open Online Courses). Embora essas vagas não sejam contabilizadas no quantitativo total, por se tratarem de cursos com oferta ilimitada, o investimento financeiro e o incentivo à qualificação por meio de cursos rápidos, acessíveis a qualquer hora e lugar, merecem registro.
Outro projeto importante desenvolvido em parceria com o Ifes, e que continuará sendo incentivado em 2026 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da UnAC, é o Projeto Corte de Lovelace. A iniciativa promove a inclusão de meninas em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma formação híbrida em Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional, alinhada aos princípios da Educação 5.0, além da oferta de oficinas presenciais voltadas à prática, treinamentos e desenvolvimento de projetos.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, as ações da UnAC em 2026 reafirmam o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do ensino superior público e da formação acadêmica de alto nível. “A oferta de cursos estratégicos, como o Doutorado em Ciências Médicas, realizado em parceria com a USP por intermédio da Ufes, demonstra o investimento contínuo do Estado em pesquisa, inovação e qualificação profissional, com impacto direto no desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou.
A coordenadora estadual da UnAC, Márlei Vieira Fernandes, ressaltou que a atuação do programa está diretamente ligada à ampliação do acesso aos cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e à interiorização do ensino superior. “A oferta dos cursos da UnAC em diferentes regiões do estado fortalece a formação acadêmica, atende às demandas locais e amplia as oportunidades de qualificação para profissionais capixabas”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br