18/02/2025 14h37 - Atualizado em 19/02/2025 15h22

Termina sábado (22), o prazo para inscrição no edital do Sementes, no valor de R$ 100 mil para aceleração de projetos

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) recebe, até o próximo sábado (22), inscrições para concorrer ao edital do programa de aceleração de startups Sementes do Rio Doce, que disponibiliza R$ 100 mil para cada um dos 50 projetos que serão selecionados.

Os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) estão disponíveis para pessoas físicas, que possuem uma ideia validada, e pessoas jurídicas de direito privado (startups), nascentes e em fase de ideação, operação, tração ou escala, com projetos promissores ligados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras nas áreas da saúde, da educação, do saneamento, da mobilidade, do meio ambiente, tendo a sustentabilidade como destaque no desenvolvimento econômico dos municípios contemplados pelo Sementes: Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia e Serra.

Os principais desafios mapeados para essas cidades, identificados por meio de um estudo diagnóstico, estão detalhados no edital, servindo como base para orientar as soluções inovadoras a serem desenvolvidas. “Compreender os desafios locais e identificar oportunidades estratégicas é um passo essencial para garantir que os projetos apoiados pelo Sementes tenham impacto concreto e duradouro. Ao conhecer melhor a realidade de cada município, os proponentes poderão desenvolver iniciativas mais inovadoras e assertivas, que dialoguem diretamente com as demandas ambientais, sociais e econômicas da região. Esse mapeamento não apenas fortalece a qualidade das propostas, mas também potencializa a transformação que buscamos na Bacia do Rio Doce”, frisou o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas.

Além da subvenção, cada projeto selecionado participará de um processo de aceleração de seis meses, abrangendo mentorias especializadas e capacitações em diversas áreas.

Cronograma

O Programa de Aceleração apresenta as seguintes fases de desenvolvimento:

Período de inscrições: 23/01 a 22/02

Fase 1 - Homologação das startups habilitadas: até 28/02

Fase 2 - Avaliações das propostas: 05/03 a 14/03

Fase 3 - Entrevistas: 17/03 a 21/03

Resultado preliminar: 24/03

Prazo para submissão de recursos administrativos: 25/03 a 31/03

Resultado final: 01/04

Prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação na Plataforma do SIGFAPES: 11/04

Contratação dos projetos: Até 18/04

Início da aceleração: 21/04

Período de aceleração: 21/04 a 21/10

O enceramento da aceleração será marcado com o “Demo Day”, evento em que as startups capixabas também poderão demonstrar seu progresso na jornada.

 

Inscrições

Interessados podem acessar o edital e realizar suas inscrições no link: https://secti.es.gov.br/editais-abertos 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Comunicação Sementes do Rio Doce

Claudia Sabadini

(28) 99959-5145

sementesdoriodoce@secti.es.gov.br

claudiafsaba@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site