Termina sábado (22), o prazo para inscrição no edital do Sementes, no valor de R$ 100 mil para aceleração de projetos
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) recebe, até o próximo sábado (22), inscrições para concorrer ao edital do programa de aceleração de startups Sementes do Rio Doce, que disponibiliza R$ 100 mil para cada um dos 50 projetos que serão selecionados.
Os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) estão disponíveis para pessoas físicas, que possuem uma ideia validada, e pessoas jurídicas de direito privado (startups), nascentes e em fase de ideação, operação, tração ou escala, com projetos promissores ligados à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras nas áreas da saúde, da educação, do saneamento, da mobilidade, do meio ambiente, tendo a sustentabilidade como destaque no desenvolvimento econômico dos municípios contemplados pelo Sementes: Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia e Serra.
Os principais desafios mapeados para essas cidades, identificados por meio de um estudo diagnóstico, estão detalhados no edital, servindo como base para orientar as soluções inovadoras a serem desenvolvidas. “Compreender os desafios locais e identificar oportunidades estratégicas é um passo essencial para garantir que os projetos apoiados pelo Sementes tenham impacto concreto e duradouro. Ao conhecer melhor a realidade de cada município, os proponentes poderão desenvolver iniciativas mais inovadoras e assertivas, que dialoguem diretamente com as demandas ambientais, sociais e econômicas da região. Esse mapeamento não apenas fortalece a qualidade das propostas, mas também potencializa a transformação que buscamos na Bacia do Rio Doce”, frisou o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas.
Além da subvenção, cada projeto selecionado participará de um processo de aceleração de seis meses, abrangendo mentorias especializadas e capacitações em diversas áreas.
Cronograma
O Programa de Aceleração apresenta as seguintes fases de desenvolvimento:
Período de inscrições: 23/01 a 22/02
Fase 1 - Homologação das startups habilitadas: até 28/02
Fase 2 - Avaliações das propostas: 05/03 a 14/03
Fase 3 - Entrevistas: 17/03 a 21/03
Resultado preliminar: 24/03
Prazo para submissão de recursos administrativos: 25/03 a 31/03
Resultado final: 01/04
Prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação na Plataforma do SIGFAPES: 11/04
Contratação dos projetos: Até 18/04
Início da aceleração: 21/04
Período de aceleração: 21/04 a 21/10
O enceramento da aceleração será marcado com o “Demo Day”, evento em que as startups capixabas também poderão demonstrar seu progresso na jornada.
Inscrições
Interessados podem acessar o edital e realizar suas inscrições no link: https://secti.es.gov.br/editais-abertos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br