23/06/2023 18h36 - Atualizado em 21/09/2023 16h32

Sustentabilidade Capixaba: Veja os projetos sustentáveis que serão apresentados pela Secti

Empreendimentos de alunos do Qualificar ES e startups aceleradas pelo Governo do Estado serão algumas das atrações expostas pela secretaria.

Na próxima segunda-feira (26), Vitória será palco de um grande encontro do setor ambiental realizado no Espírito Santo – o Sustentabilidade Capixaba. Serão três dias de palestras e apresentações para expor e debater soluções sustentáveis. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vai estar no evento apresentando todas as atividades realizadas em relação à ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

No primeiro dia, na segunda-feira (26), a partir das 17h30, no auditório Terra, a Secretaria vai apresentar e debater os projetos inovadores sustentáveis desenvolvidos pela Secretaria. A apresentação do painel terá a moderação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, que discutirá as ações sustentáveis com o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Silva Lira, e o Coordenador do Curso de Pós-graduação em Cidades Inteligentes pela UFES/UnAC, Líder do Laboratório das Cidades (LabiCidades), Ervelan Elias Montibeler.

No encontro, será abordado como as soluções Big Data podem ajudar as cidades, principalmente do interior, no processo de sustentabilidade, apresentando as soluções de Big Data no uso de energia, otimização do uso da água e monitoramento ambiental. Ervelan Elias Montibeler, coordenador do Curso de Pós-graduação em Cidades Inteligentes pela UFES/UnAC, explicou o motivo da utilização de soluções Big Data para a sustentabilidade. 

“A gente trabalha com o setor público, e o setor público tem bastante dados que podem ser melhor aproveitados. As soluções Big Data são mais eficientes com menor custo. Hoje temos um grande volume de dados com alta velocidade e usando as soluções Big Data, é possível utilizar os dados gerados pelos órgãos de controle, pela população e o setor privado para encontrar caminhos que contribuem para a sustentabilidade”, destacou Montibeler.

Além do painel, a Secti apresentará seus programas e projetos de sustentabilidade e inovação durante os três dias de evento.

Qualificar ES Empreendedor

No estande da Secti, os alunos do programa Qualificar ES dos cursos dos eixos Gastronomia e Costura estarão presentes apresentando e comercializando seus empreendimentos desenvolvidos com base em ações sustentáveis, entre elas, redução de desperdício e aproveitamento de alimentos e reciclagem com os alunos do Eixo Gastronomia, e o reaproveitamento de tecidos para confecção de roupas, bolsas e acessórios com os alunos do Eixo Costura.

“Essa ação do Programa Qualificar ES visa aproximar a população em atividades realizadas em sala de aula nos cursos ofertados para a construção de uma rede de empreendedorismo baseado na sustentabilidade e promover um desenvolvimento social, ambiental e econômico”, destacou a gerente de Educação Profissional da Secti, Renata Resstel.

Qualificar ES – Formação Avançada

O Programa Qualificar ES também estará presente no evento com o programa Formação Avançada, dedicado à capacitação profissional avançada, com objetivo de agregar mais competências e habilidades a profissionais de diversas áreas por meio da oferta de programas e cursos para aprendizados diversos e melhorar a formação inicial com reconhecimento e certificação internacional. Os cursos são realizados por meio da Plataforma Coursera, que é uma plataforma que integra diversas instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, internacionalmente reconhecidas pelo mercado de trabalho. Os cursos ofertados pelo programa são disponibilizados com áudios em português e inglês.

No evento Sustentabilidade Capixaba o Qualificar ES - Formação Avançada divulgará o programa e seus cursos e vai ganhar um novo eixo de aprendizado, nomeado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Startups Aceleradas

Mais de 25 startups estarão presentes no Sustentabilidade Capixaba participando da ação Ilha de Inovação, onde as startups apresentarão atividades de impacto sustentável. 

Entre as startups com presença confirmada, está a Jade Autism, empresa capixaba que desenvolveu aplicativo que ajuda no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com atraso no desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem, por meio de jogos on-line. A startup capixaba foi a vencedora do prêmio do Web Summit Rio, considerado o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, disputando com outras 42 startups do mundo.

A Jade Autism é uma das startups aceleradas pelo Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o primeiro programa público de aceleração de startups do estado do Espírito Santo, que estará no evento.

Apoio ao Empreendedorismo

O Núcleo Incubador de Vila Velha (Inovavila), vinculado a Incubadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), é um ambiente planejado para estimular a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos e fornecer uma estrutura que provê apoio de gestão e tecnologia. 

O Inovavila estará no Sustentabilidade Capixaba com o Projeto Espírito Santo Empreendedor, desenvolvido para oferecer capacitações com foco em Empreendedorismo e Inovação para empreendedores situados no Estado do Espírito Santo que atuam na Economia tradicional.

O projeto é oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vila Velha e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Ifes, campus Venda Nova do Imigrante, Centro Educacional de Educação Técnica Vasco Coutinho, Centro Educacional de Educação Técnica Talmo Luiz, Secretaria de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

O programa realiza capacitações práticas direcionadas ao empreendedorismo e Inovação de empreendedores que atuam na economia de base da sociedade capixaba por meio de qualificações no formato de Pré-Incubação para a economia tradicional atendidas pela Aderes, oficinas de cursos inovadores nas áreas de realizada aumentada, fotografia para redes sociais, impressão 3D e desenvolvimento de cosméticos, e consultorias direcionadas as necessidades de cada negócio.

CPID

O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid) é um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias estratégicas na área e uma entrega do Governo do Estado para as comunidades científica e empresarial capixabas, que visa a atuar como um espaço de apoio à inovação.   

O centro é disposto de vários laboratórios desenvolvendo 13 projetos de pesquisa, envolvendo mestrandos, doutorandos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em úteis trabalhos no espaço, que têm como objetivo promover a ciência, a tecnologia e a inovação para a implantação de ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

O Cpid é Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

No Sustentabilidade Capixaba, o Cpid vai estar com os projetos desenvolvidos pelos seus laboratórios: ELEM, INDCONTROL, LABENDEN, LACAR, NAA, NIADES, laboratórios desenvolvidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e CIDIG, laboratório desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O encontro da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional será a última atração no dia de abertura do Sustentabilidade Capixaba, apresentando todas as ações e projetos de ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável. A apresentação da Secti será realizada na segunda-feira (26), no auditório Terra, às 17h30. O estande da Secti estará em exposição durantes os três dias do evento, apresentando todos os projetos inovadores.

O Sustentabilidade Capixaba será realizado na próxima segunda-feira (26) e acontece até quarta-feira (28), das 9h às 18 horas, na Praça do Papa, em Vitória.

 

Veja a programação do evento no site:

https://sustentabilidadecapixaba.com.br/

Texto: Igor de Paula

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site