16/12/2024 10h01 - Atualizado em 17/12/2024 10h41

Sementes do Rio Doce realiza workshop nesta segunda (16), em Colatina

Nesta segunda-feira (16), o programa Sementes do Rio Doce vai promover, no município de Colatina, o workshop com o tema “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”, com o Prof. Laércio Ferracioli. O evento vai acontecer no Centro de Ciências de Colatina, a partir das 17h. A entrada é gratuita.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que lidera o programa em parceria com a Fundação Renova. Maior programa público capixaba de aceleração de startups, o Sementes do Rio Doce vai selecionar 50 projetos, no valor de R$ 100 mil não reembolsáveis para cada projeto, além de oferecer capacitação, conexão e mentoria aos participantes de forma totalmente gratuita.

“Estamos avançando com o Sementes, levando informação e capacitação profissional aos moradores de Colatina, de forma a prepará-los para participar do programa, atrair startups com ideias inovadoras, incentivar novos negócios e promover o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador na região”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional Bruno Lamas.

De acordo com Simone Kuster Mitre, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, o município tem auxiliado empreendedores locais com todo suporte técnico, que incentive a inscrição do maior número possível de projetos no Sementes. “A expectativa é grande para a abertura do edital e escolha das melhores ideias para serem aceleradas aqui no município, promovendo cada vez mais a inovação e o ambiente de negócios”, enfatizou.

O IEBT Inovation, aceleradora contratada pelo Sementes, já iniciou mapeamento dos municípios contemplados pelo programa (Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia, São Mateus, Aracruz e Serra). Os empreendedores que buscam apoio para a realização de projetos de inovação poderão se inscrever, gratuitamente, a partir do lançamento do edital, previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2025.
 
Workshop

O workshop com o Prof. Laércio Ferracioli vai abordar a articulação de ações de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação com iniciativas e projetos de Ensino Ciências na Educação Básica, tais como o Programa Mais Ciência na Escola Capixaba e o Centro de Ciências de Colatina. Laércio Ferracioli é Engenheiro Elétrico, mestre em Física e doutor em Educação em Ciências. Pesquisador PQ-1D-CNPq atua no desenvolvimento de materiais de ensino com enfoque em abordagens inovadoras para o Ensino de Ciências e de Física em salas de aula, centros e museus de ciências e na formação de professores, em particular na divulgação científica e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Cultural.

“Quando conectamos a tecnologia com a educação básica, promovemos a inclusão digital, proporcionando às crianças um contato cada vez mais cedo com a tecnologia, aguçando a curiosidade e estimulando o desenvolvimento delas. É a educação básica que, no futuro, vai promover a inovação nas empresas, nas indústrias e nos governos. Então, é uma satisfação ver isso acontecer, principalmente na região que é a base do Rio Doce”, pontuou subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Jales Cardoso Soares Júnior.

Estão sendo convidados diretores de escolas, vice-diretores, pedagogos, coordenadores Pedagógicos e professores das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e demais secretarias municipais e membros do Conselho Municipal de Inovação, além de pesquisadores e profissionais do ecossistema de inovação.

Lançamento de livro

Na ocasião será lançado o livro infantojuvenil “Conhecendo o Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, escrito pelos bolsistas do projeto Hub de Inovação em Rede, financiado pela Secti e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Exposição

Na programação consta ainda a abertura da Exposição “Cientistas do Brasil”, realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), para comemorar o centenário dos cientistas brasileiros César Lattes e Johanna Döbereiner. A exposição tem o apoio do programa Sementes do Rio Doce e ficará no Centro de Ciência até março de 2025.

Serviço
Workshop com o tema “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”
Dia: 16/12/2024
Local: Centro de Ciências de Colatina – Rua José Jacinto de Assis, Esplanada, Colatina - ES
Horário: 17h
Entrada gratuita

Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
claudiafsaba@gmail.com
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806/(27) 9 8829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site