21/02/2022 17h40

Sectides realiza Encontro de Formação para Gestores Municipais

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) realizou, nesta segunda-feira (21), o Encontro de Formação para Gestores Municipais, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES), em Cachoeiro de Itapemirim. Dezoito gestores de municípios e suas respectivas equipes técnicas participaram da programação que teve como tema central a prospecção de investimentos. A iniciativa faz parte do Projeto Atração Ativa de Investimentos para os municípios e conta com a parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e apoio do Sebrae-ES.

Representantes das cidades de Marataízes, Alegre, Vargem Alta, Piúma, Muqui, Presidente Kennedy, Itapemirim e Guaçuí participaram do evento. A prospecção ativa de novos negócios e projetos para o Espírito Santo é uma das premissas do Governo, que, por meio da Sectides, estabeleceu uma metodologia de atração ativa de investimentos e novos projetos para o Estado, visando à geração de emprego e renda para toda a população capixaba.

Durante a programação do Encontro de Formação, os representantes da Sectides apresentaram o método de prospecção ativa de atração de investimentos e a evolução do modelo para alcançar os resultados esperados, apresentarão também, os incentivos fiscais estaduais e os programas desenvolvidos na Secretaria. Em seguida, houve uma apresentação sobre os Indicadores do Ambiente de Negócios (IAN) dos municípios confirmados. Os representantes dos municípios fizeram uma dinâmica do “Pitch de Vendas”, apresentando a vocação dos seus municípios aos participantes, e por último, foi feita a prospecção na prática.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o modelo de prospecção ativa de empresas foi adotado em 2019. “Nossa meta é promover o desenvolvimento regional equilibrado e, por isso, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento tem atuado intensamente no projeto de Atração Ativa de Investimentos para os municípios e temos obtido resultados positivos”, disse.

Ainda segundo o secretário, o objetivo é otimizar as iniciativas das cidades que já fazem prospecção. “Nosso objetivo é demonstrar a tecnologia disponível, o conhecimento que temos e o método que utilizamos. A intenção é ampliar o potencial de atração e fazer com que o Estado, que é receptivo às empresas, seja mais cobiçado por elas. Temos incentivos fiscais, estabilidade econômica, mão de obra qualificada, nota A no Tesouro Nacional, excelente ambiente de negócios. Enfim, excelentes indicadores para o mercado”, complementou Hoffmann.

A subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas, afirmou que é importante replicar o método de atração ativa de investimentos adotado pelo Governo do Estado. “Apresentamos as ferramentas e o método. Um processo de prospecção bem estabelecido, no qual o município entre em contato com potenciais investidores de forma regular, tende a contribuir para a atração de novos empreendimentos para a cidade”, pontuou a subsecretária.

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis