12/02/2026 15h21 - Atualizado em 12/02/2026 15h22

NAI Conecta, acelerada pelo Sementes, é finalista da 14ª edição do Campus Mobile

A NAI Conecta, startup acelerada pelo Programa Sementes, é uma das finalistas da 14ª edição do Campus Mobile, programa nacional do Instituto Claro que incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto social.

O anúncio foi feito após uma semana de imersão presencial em São Paulo, entre os dias 1º e 6 de fevereiro, reunindo os autores de 102 projetos de todo o país, divididos em seis categorias. A NAI Conecta concorre na categoria Tecnologias Urbanas.

Startup de impacto social voltada à empregabilidade, com sede no município da Serra, a NAI Conecta atua na conexão de trabalhadores de base em situação de vulnerabilidade com oportunidades formais de trabalho, promovendo geração de renda, segurança e inclusão produtiva.

Representando a empresa, a fundadora Tainara Caldas destacou o papel decisivo do Sementes na trajetória até a final. “Foi emocionante demais subir ao palco com a bandeira do Espírito Santo e como capixaba me senti muito honrada. Tudo isso só foi possível porque trabalhamos muito no processo de aceleração, que nos proporcionou amadurecimento estratégico, visão de mercado e segurança na comunicação do nosso propósito. A minha sensação é de continuidade do que já construímos e do que ainda vamos entregar para a sociedade junto com o Sementes”, afirmou.

A coordenadora do programa, Jamylly Caran, ressaltou o orgulho pelo resultado e o protagonismo feminino à frente do negócio. “É um orgulho imenso acompanhar essa conquista. A NAI Conecta demonstra capacidade empreendedora, consistência técnica e impacto social real na vida das pessoas. E é ainda mais simbólico ver uma mulher liderando essa jornada, mostrando que inovação também é espaço de protagonismo feminino. Esse resultado representa não só uma startup, mas todo um ecossistema que acredita e investe em transformação”, comemora Jamylly.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o reconhecimento nacional reforça a estratégia do Governo do Estado de fortalecer o ecossistema de inovação capixaba. “O Sementes nasceu com a missão de interiorizar a inovação e dar suporte técnico, estratégico e emocional para que nossas startups ganhem musculatura. Ver uma empresa acelerada pelo programa chegar à final de uma iniciativa nacional como o Campus Mobile — com possibilidade, inclusive, de projeção internacional — mostra que estamos no caminho certo. O Espírito Santo tem talento e, com política pública consistente, ele floresce e compete em qualquer cenário”, destacou o secretário.

Na próxima etapa do Campus Mobile, os projetos contarão com o acompanhamento de especialistas para aprimoramento dos protótipos antes da apresentação à banca avaliadora. Os seis vencedores serão anunciados durante o Web Summit Rio 2026, em junho, e serão premiados com uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para visitas a instituições de ensino e sedes de grandes empresas de tecnologia.

Outra startup acelerada pelo Sementes, a Bag Log, também participou da imersão presencial, na categoria Green Tech & Agtech. A empresa desenvolveu uma plataforma digital de logística colaborativa que conecta empreendedores rurais a “Bag Amigos” — moradores que já realizam deslocamentos para centros urbanos — facilitando o acesso a mercados, reduzindo custos logísticos e fortalecendo pequenos negócios no campo.

Sobre o Programa Sementes

O Programa Sementes é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), voltado ao fomento da inovação e do empreendedorismo, com foco na interiorização do ecossistema capixaba. O programa está alinhado às diretrizes estratégicas do Estado do Espírito Santo, especialmente aos planos ES 2030 e ES 500 Anos, no eixo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), contribuindo para a diversificação da matriz econômica, a geração de oportunidades e o fortalecimento do desenvolvimento regional sustentável.

O ciclo de aceleração das 50 startups selecionadas foi encerrado no Demoday realizado em 03 de fevereiro, reunindo investidores, parceiros e lideranças do setor. Mais informações sobre o programa e suas ações podem ser acessadas no site oficial do programa: www.programasementes.com.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br 

Comunicação do Programa Sementes

Claudia Sabadini

(27) 98889-0306

sementesdoriodoce@secti.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site