Jovens Transformadores: encerramento da Primeira Turma da Formação OPInE
Neste sábado (03), acontece a certificação dos jovens que participaram da Formação OPInE, resultado da parceria do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Direitos Humanos (SEDH), com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A formação foi realizada nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) localizados nos territórios que integram o Projeto Estado Presente. A certificação ocorre na Ufes, neste sábado (03), a partir das 14 horas.
A Formação OPInE é uma jornada prática e colaborativa, em que os participantes foram guiados desde a identificação de potencialidades dos territórios até a criação e implementação de soluções inovadoras. Durante o curso, os jovens validaram temas, criaram desafios de inovação, idearam soluções alternativas, desenvolveram protótipos e planejaram a viabilização de suas ideias. Os projetos resultantes já começaram a impactar positivamente as comunidades locais, demonstrando o potencial transformador do OPInE.
O evento de encerramento marca não apenas a conclusão desta etapa de aprendizado, mas também o início de uma nova fase: os formandos serão os tutores das próximas turmas, multiplicando o conhecimento adquirido e ampliando o alcance do projeto. Este ciclo de aprendizado e replicação é fundamental para garantir a continuidade e expansão do impacto positivo gerado pelo OPInE.
O projeto destaca-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem, nas quais os jovens são protagonistas de seu próprio processo educativo. A combinação de atividades on-line e presenciais, orientadas por professores formadores, proporciona um aprendizado dinâmico e significativo. Além de capacitar tecnicamente os participantes, o OPInE fortalece o desenvolvimento pessoal e reforça a crença de que cada jovem pode transformar o mundo e impactar suas comunidades de maneira significativa.
"A parceria entre a Secti e a Ufes mostra nosso compromisso com a capacitação de nossos jovens para que possam transformar seus territórios com inovação e empreendedorismo. O sucesso desta primeira turma é uma prova de que investir em inovação e empreendedorismo é investir no futuro das nossas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Para a subsecretária de Estado de Políticas para Juventudes da Secretaria de Direitos Humanos, Carolina Cyrino, a formação oferecida é transformadora para as juventudes. “De forma prática e exercitando a colaboração, nossas juventudes conquistaram novos aprendizados e buscaram soluções inovadoras para suas próprias comunidades, onde estão inseridos os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs). Com a conclusão dessa etapa de formação, agora passam a ser multiplicadores dentro dos seus territórios, na promoção de acesso ao conhecimento, criação de novas oportunidades e valorização das potencialidades locais”, destacou Carolina Cyrino.
A SECTI, SEDH e a Ufes se orgulham do sucesso alcançado por esta primeira turma e reforçam o compromisso com a inovação e o empreendedorismo como motores para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das comunidades capixabas. O evento de encerramento é uma celebração desse compromisso e um testemunho do potencial dos jovens para liderar mudanças positivas em suas realidades.
Local: Universidade Federal do Espírito Santo — Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910
Data: 03 de agosto de 2024 (sábado)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo
(27) 99953-7923 / (27) 3636-1806
comunicacao@secti.es.gov.br