22/11/2022 09h50 - Atualizado em 23/11/2022 10h34

Inscrições para processo seletivo 2023 em escolas técnicas do Governo do Estado estão abertas

São 880 vagas em 14 opções de cursos técnicos, em diversos segmentos.

Estão abertas, a partir desta terça-feira (22), as inscrições para o Processo Seletivo destinadas a preencher 880 vagas, distribuídas em 14 cursos técnicos de nível médio e um curso de Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica. As aulas serão ministradas nos Centros Estaduais de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. As informações estão disponíveis no Edital Nº 024/2022 e os interessados podem se inscrever de forma on-line até o dia 05 de dezembro de 2022.

Os cursos terão duração de até 2 anos, de acordo com a área de atuação, e serão ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno. O Processo Seletivo será válido para ingresso no primeiro semestre de 2023.

Para participar da seleção, o candidato deve acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão, utilizando número de CPF e e-mail (em ambos não poderá ser utilizado de terceiros). Em seguida, deve acessar a página www.selecaoaluno.es.gov.br, ler as orientações contidas no presente edital e preencher a ficha de inscrição. Vale destacar que a seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá da análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente.

É necessário estar atento aos critérios da seleção, uma vez que se destina aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio Regular, ou EJA/EM, inclusive CEEJA/ENCCEJA, em qualquer rede de ensino; aos candidatos concluintes do Ensino Médio Regular; da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; ou da Educação de Jovens e Adultos. Serão admitidos candidatos que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário, no ato da matrícula para fazerem o curso técnico de nível médio.

Além dos cursos técnicos disponibilizados nos CEETs, uma novidade no ano letivo de 2023 será a oferta do curso de especialização técnica em Energia Solar Fotovoltaica. O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, afirmou que o Governo do Estado tem implementado diversas ações em prol da mudança de matriz energética em seu território e a oferta de uma especialização nesta área é mais uma iniciativa que acompanha a movimentação do mercado e a economia mundial.

“O nosso governador Renato Casagrande é um defensor do uso de energia proveniente de fontes renováveis e acredita que o Estado e o País têm grande potencial para a exploração deste segmento, com foco na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida para a população. A iniciativa privada deve investir cada vez mais em sustentabilidade e precisamos preparar mão de obra capixaba para atender a esta demanda que surgirá em breve”, disse o secretário Ricardo Pessanha.

Para fazer o curso de especialização técnica em Energia Solar Fotovoltaica, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio e ter concluído ou estar cursando o último módulo do curso técnico em Automação Industrial — nesse caso, o candidato deverá assinar o termo de compatibilidade de horário —, ambos os cursos pertencentes ao Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

No CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, serão ofertadas 250 vagas nos seguintes cursos técnicos: Administração (Matutino/Noturno); Automação Industrial (Matutino/Noturno); Estética (Noturno); Gastronomia (Vespertino/Noturno); Mecânica (Matutino/Noturno); Segurança do Trabalho (Matutino); e a Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica (Vespertino).

Já no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, serão 530 vagas, nos cursos Administração (Matutino/Vespertino e Noturno); Estética (Matutino); Eventos (Matutino/ Noturno); Gastronomia (Matutino/Vespertino); Informática (Vespertino/Noturno); Logística (Matutino/ Vespertino/ Noturno); Modelagem do Vestuário (Matutino/ Vespertino/ Noturno); Multimídia (Noturno); Produção de Moda (Vespertino); Programação de Jogos Digitais (Matutino); Rádio e Televisão (Noturno).

Matrícula

A matrícula constitui o ato formal de ingresso dos candidatos nos cursos técnicos de nível médio e de vinculação do candidato à escola.

A relação dos candidatos classificados e suplentes será divulgada no dia 08 de dezembro, a partir das 15 horas, no site da Sectides https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br e no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

A matrícula dos candidatos classificados, dentro do restrito número de vagas, será realizada no período de 12 a 15 de dezembro, na Secretaria do CEET que ofertará o curso, no horário das 8h às 20h.

Acesse o edital e inscreva-se AQUI

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis