19/01/2023 11h43 - Atualizado em 19/01/2023 17h43

Inscrições para Nossa Bolsa 2023 têm início na próxima segunda-feira (23)

São 1.000 bolsas e 54 opções de cursos disponíveis para população.

O sonho de fazer a graduação sem custo em uma instituição de ensino privada em diversos municípios do Espírito Santo está cada vez mais perto. As inscrições para o Programa Nossa Bolsa 2023, do Governo do Estado, têm início na próxima segunda-feira (23). São 1.000 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades custeadas e 54 opções de cursos para a escolha da população.

Nesta edição do Programa, estão disponíveis bolsas para os cursos de Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Informação e muito mais. Ao todo, 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em 15 municípios de todas as regiões do Estado, têm ofertas de bolsas.

As inscrições serão abertas às 09 horas da próxima segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 14 de fevereiro. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022 e o interessado poderá optar por qual edição do Enem usará a nota na seletiva.

O Nossa Bolsa 2023 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e investe R$ 42,2 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

“Por meio do Programa, o Governo do Estado demonstra todo o empenho em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais, afinal, são 54 opções de cursos. Graduação particular tem um custo alto e com o Nossa Bolsa queremos graduar bons profissionais e oportunizar o conhecimento. Estamos com ótimas expectativas”, comentou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.

O diretor-presidente ainda falou das novidades do Nossa Bolsa 2023. “Já tivemos bolsas para Medicina em edições anteriores, mas há muitos anos isso não acontecia. Essa bolsa, neste edital, é resultado de um forte trabalho da Fapes com as instituições de ensino. Outra novidade está na lista de espera, última etapa da seletiva, que nesta edição vai permitir ao aluno escolher um novo curso, o que não era permitido em edições anteriores”, pontuou Denio Arantes.

Requisitos para concorrer as bolsas

O Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O Edital Fapes 27/2022 – Nossa Bolsa 2023 disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2018 a 2022 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2023 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

Histórias de bolsistas

Patrícia de Jesus Gomes, de 25 anos, é moradora da Serra e está no 3º período do curso de Engenharia de Produção, na Faculdade Estácio de Sá de Vitória. A universitária atribui ao Nossa Bolsa a realização do sonho de fazer a graduação. “Eu sempre quis fazer o Ensino Superior, porque sei da importância de se ter a faculdade no currículo. Fiquei desempregada e essa oportunidade da bolsa de estudos veio no momento certo. Vou me especializar para conseguir um bom trabalho”, contou.

O publicitário Estevão Garcia, de 22 anos, concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Faesa, em Vitória, no 2º semestre de 2021, e já atua profissionalmente na área. “Se não fosse pelo Nossa Bolsa eu e minha família não teríamos condições financeiras de pagar minha faculdade. Me formei no curso que sempre quis e hoje atuo como produtor e diretor em um estúdio de podcasts”, explicou.

O Programa Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo sem condições de custear o estudo.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação. 

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2023

Edital Fapes 27/2022 – Nossa Bolsa 2023: clique aqui e acesse o edital

Inscrições de 23/01 a 14/02, por meio do site: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa

 

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site