Inovação capixaba no Web Summit: startups do Sementes marcam presença em Lisboa
Cinco startups aceleradas pelo Programa Sementes, iniciativa do Governo do Estado realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), participaram do Web Summit Lisboa 2025. O evento, considerado o maior encontro mundial de tecnologia e inovação, reuniu mais de 70 mil participantes e bateu recorde de investidores, com 1.857 representantes de 86 países, um aumento de 74% em relação ao ano anterior, segundo a organização.
O Brasil teve presença expressiva, com a maior delegação de startups, com 340 empresas, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
As startups Neuroreviver, SaveADD, Cittizen, Sapion Magister e Checkbits, aceleradas pelo Programa Sementes, estiveram entre os destaques brasileiros, apresentando suas soluções, fortalecendo conexões e abrindo novas frentes para expansão internacional.
Para a coordenadora do Programa Sementes, Jamylly Caran, a participação das startups representa um marco para o ecossistema capixaba. “Estar no Web Summit é acessar o que há de mais avançado em inovação no mundo. As startups aceleradas pelo Sementes mostraram força, preparo e potencial global. É exatamente esse salto que o programa se propõe a impulsionar”, destacou Jamylly.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou que os resultados reforçam a política pública de inovação no Espírito Santo. “O sucesso das startups aceleradas pelo Sementes no Web Summit confirma que o Espírito Santo está pronto para competir com grandes hubs internacionais. Com este e outros programas de inovação capixaba, fortalecemos o ecossistema para que nossas startups tenham condições reais de crescer, se conectar com grandes investidores e gerar desenvolvimento tecnológico para o Estado”, afirmou Bruno.
Experiência internacional
A Cittizen levou para Lisboa sua plataforma que usa gamificação para acelerar o aprendizado por meio de quizzes interativos, facilitando a adaptação dos jovens ao mercado de trabalho. “Foi uma experiência incrível. Muitas oportunidades de parceria, potenciais clientes e investidores interessados. Agora é trabalhar para tornar isso tudo realidade”, ressaltou um dos sócios da empresa, Anselmo Hudson.
A SaveADD utiliza inteligência artificial para dar destino estratégico a alimentos excedentes ou próximos do vencimento, reduzindo o desperdício e gerando impacto social. Para Salvador Iglesias Ramalho, fundador da startup, o evento possibilitou a conexão com investidores de todo o mundo. “O maior ganho é a qualidade dos contatos que fizemos. Apresentamos nossas soluções para suecos, gregos, ingleses, alemães. Agora, nosso foco é continuar nosso trabalho para manter esses resultados”, afirmou Salvador.
A Sapion Magister apresentou uma plataforma digital inovadora voltada para a formação continuada de professores da educação básica. “A experiência internacional fortalece nossa estratégia e criar conexões valiosas com empresas e líderes que estão redefinindo caminhos para soluções educacionais mais inteligentes e inclusivas”, afirmou a sócia administradora, Raulianes Alves.
“Conseguimos nos conectar com instituições brasileiras e também com governos de outros países que tem incentivos na área de inovação. Um aplicativo do próprio evento facilitou as conexões de forma estratégica. Com essa participação demos um passo para a internacionalização de nossa empresa”, afirmou Leandro Rodrigues, CEO e co-fundador da Checkbits, plataforma de digitalização e automação de processos operacionais, permitindo que empresas realizem inspeções, auditorias e fiscalizações de maneira eficiente, padronizada e rastreável.
Sobre o Sementes
O programa Sementes acelera 50 startups e tem ampliado sua presença em eventos nacionais e internacionais, como Web Summit Lisboa. O programa oferece R$ 100 mil para cada startup, além de capacitação, mentorias, conexões com aceleradoras e apoio para participação em agendas estratégicas, garantindo que as empresas tenham estrutura e competitividade para acessar novos mercados e avançar em seus processos de internacionalização. Para mais informações acesse: programasementes.com.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
Comunicação Sementes
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br