17/05/2023 11h24

Governo realiza formatura de alunos do Qualificar ES na Região Metropolitana

Um dia de festa para 2.328 alunos da Região Metropolitana que fizeram cursos presenciais do Programa Qualificar ES este ano. Nessa terça-feira (16), foi realizada a cerimônia de formatura com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Foram contemplados alunos dos polos de Cariacica, Serra, Vitória, Viana e Vila Velha. O evento aconteceu em um espaço de eventos na Capital.

Os participantes foram recepcionados com a apresentação do coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), regido pelo maestro Eraldo Filho. Na sequência, foi apresentado um vídeo institucional produzido pela equipe de vídeo do programa. Como atração cultural, o rap “Qualificar ES” foi cantado pelo White Jay, o psiquiatra da rima, ex-aluno do programa.

Um dos grandes momentos da formatura foi o desfile de moda das alunas dos cursos de Costura Básica e Moda Pet, com maquiagem e penteados feitos pela equipe do Qualificar ES. A formanda Kelsiana Almeida Souza, do curso de Design de Sobrancelhas e Cuidados com a Pele, discursou em nome de todos os formandos e o professor Diego Piedade Gomes, do eixo ‘Hospitalidade e Lazer’, realizou discurso representando todos os professores do Qualificar ES.

O governador Renato Casagrande parabenizou os formandos e falou sobre a importância do programa. “Quem lidera o Estado tem que olhar adiante, unindo o Espírito Santo. O Qualificar ES é a ação que mais alcança pessoas no Estado. Temos cursos em 67 cidades com aulas presenciais e em todas as 78 com aulas online. Um programa que tem escala em que buscamos mudar a vida dos capixabas. É muito bom ver vocês todos qualificados, pois o programa significa autoestima. Significa valorizar a si mesmo e abrir portas para o mercado de trabalho. É a atitude de vocês, que resolveram sair de casa para fazer o curso e empreender”, disse.

“A educação abre portas e o Qualificar ES é um passaporte para o mercado de trabalho, assim como um incentivo ao empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida dos capixabas. Hoje estamos formando mais de dois mil alunos, mas somente nesta oferta de cursos presenciais formaremos mais de seis mil alunos. Isso mostra que o Qualificar ES é um programa de sucesso que chegou para ficar”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Ele acrescentou ainda que a entrega dos kits empreendedores dos cursos dos eixos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura é garantida pela lei que institucionalizou o programa. “Trata-se de uma ação do nosso governador Renato Casagrande, que soma ao programa itens para que os formandos estejam prontos para abrirem seus novos negócios imediatamente”, completou.

A subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Maria Batista de Souza, lembrou que o programa Qualificar ES está completando quatro anos de existência. “Não tenho dúvidas de que ele faz a diferença na vida das pessoas. A qualificação profissional é um conjunto de ações para desenvolver habilidades e competências para a realização de uma profissão e participar deste momento é contribuir para a promoção da qualidade de vida e redução da desigualdade social para a construção de uma sociedade mais justa e humana para todos”, pontuou.

Também estiveram presentes no evento, a secretária de Estado de Mulheres, Jacqueline Moraes; os deputados estaduais Tyago Hoffmann e João Coser; além dos dirigentes de autarquias Pablo Lira (Instituto Jones dos Santos Neves) e Paulo Meneguelli (Junta Comercial).

Próximas Formaturas

As próximas formaturas dos alunos da 1ª oferta presencial do Programa Qualificar ES serão nos dias 17,18, 19, 22 e 24 deste mês, nos municípios de Vargem Alta, Alegre, Alfredo Chaves, Colatina, São Mateus e Montanha, respectivamente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site