Governo do Estado promove feira de Cidades Inteligentes em Colatina
Esta é a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes, realizada no município.
A cidade de Colatina está recebendo a 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes. Nestas terça-feira (15) e quarta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promove um espaço de diálogo e troca de conhecimento e experiências entre diferentes atores do ecossistema de inovação e os setores públicos que agreguem no desenvolvimento do município de Colatina.
O INOVAES conta com palestras e painéis de negócios com profissionais renomados, aproximando o conceito de inovação da realidade das pessoas e apresentando soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em diferentes contextos, além de trazer benefícios para a sociedade, as empresas e a administração pública.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, que participa da abertura do evento nesta terça-feira (15), ressaltou o objetivo do INOVAES em difundir a inovação no município de Colatina e nos municípios do interior do Espírito Santo.
“Colatina recebe o evento do INOVAES, dentro do Programa INOVAPOP, que tem o objetivo de popularizar e interiorizar a inovação no Estado do Espírito Santo. A inovação é para todos e não seria justo que toda essa transformação ficasse restrita à Região Metropolitana do Estado. Esse é um giro que estamos fazendo nos municípios com o ecossistema de inovação forte”, pontuou Bruno Lamas.
O secretário destacou também as iniciativas do Governo do Estado para a implementação de melhores serviços para a população “Nós temos mais 300 serviços que são ofertados à população, sendo que 91 deles estão na palma da nossa mão. A meta do Governo do Estado é fazer a entrega de todos os serviços possíveis e tornando o Estado mais inteligente”, completou.
A Secti está no evento promovendo as seguintes ações inovadoras:
- CPID (Centro de pesquisa e desenvolvimento e inovação com 8 laboratórios de pesquisa);
- Qualificar ES (Programa de Formação de cursos profissionalizantes);
- FORMAÇÃO AVANÇADA: fortalecer a transformação digital do Estado do Espírito Santo, tanto dentro do Governo quanto na iniciativa privada, buscando alcançar 20 mil certificados emitidos;
- HUB ES+: Hub para o desenvolvimento da economia criativa;
- Programa ES Empreendedor: Programa de desenvolvimento do empreendedorismo com cursos em Inovação (impressão 3D, Drones, Cosméticos e Fotografia);
- UnAC (Universidade Aberta Capixaba): Cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em várias temáticas, incluindo Pós-graduação em Cidades Inteligentes;
- CEETS (Centro Estadual de Ensino Técnico), com cursos técnicos gratuitos para toda a população capixaba e Incubadoras que fomentam o Ecossistema de Inovação do Estado;
- I²CA (Instituto de Inteligência Computacional Aplicada).
Além desses programas, a Secti vai promover 15 startups e ambientes promotores de inovação capixaba presentes no evento.
A 1ª edição do INOVAES – Cidades Inteligentes no município de Colatina está sendo realizada nestas terça-feira (15) e quarta-feira (16), na Praça da Estação, das 10h às 20h.
INOVAPOP
O INOVAES é uma inciativa do Programa de Popularização da Inovação – INOVAPOP, com o propósito de impulsionar a cultura da inovação e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.
O programa tem como objetivo principal democratizar o acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), aproximando esses conhecimentos da sociedade, do setor produtivo e acadêmico, e estimulando o interesse público por temas relacionados ao conhecimento científico e tecnológico.
Para mais informações sobre o INOVAPOP, acesse o site https://secti.es.gov.br/inovapop
Serviço:
Programação do INOVAES – Cidades Inteligentes:
Quarta-feira – 16/08
11h – Abertura da feira com as exposições
14h – Palestra “Colatina do Futuro” – Guerino Balestrassi (Prefeito de Colatina), João Paulo Calixto (Secretário de Obras) e Daltro Antônio Ferrari Júnior (Secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública)
15h – Painel “Oportunidades da Inovação Aberta para os Municípios do Interior” – FindesLab
16:10h – Lançamento da Trilha de Inovação – Márcia Felício Margotto (UniCB) e instituições presentes no Comitê
17:20h – Palestra “Inovação da Ufes: ações de incentivo à formação da cultura de inovação na Universidade e na sociedade” – Marcelo Sarcinelli (Ufes)
17:50h – Pitch das Startups expositoras
18:20h – Networking – Visita aos estandes – Início de apresentação musical na área de alimentação – Banda Sinfonia
20:30h – Fechamento da Feira
Texto: Igor de Paula
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923