20/04/2023 17h41 - Atualizado em 29/09/2023 13h02

Governo do Estado entrega equipamento para aumentar a capacidade computacional do Ifes

Novo equipamento será capaz de proporcionar mais conectividade e agilidade para os alunos e atender a suas demandas de aprendizado.

O Governo do Estado entregou, nessa quarta-feira (19), ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), um novo equipamento Data Center capaz de proporcionar mais conectividade e agilidade para os alunos e atender às demandas de aprendizado. Foram investidos cerca de R$ 310 mil para ampliar a infraestrutura tecnológica da instituição.

A aquisição do equipamento foi feita por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC)/UniversidadES, programas que organizam e ampliam as políticas de ensino e pesquisa da Secretaria da Ciência Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

O investimento vai ampliar em 25% o recurso computacional atualmente em funcionamento na instituição e o equipamento está localizado no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Esse aumento da capacidade vai dinamizar e acelerar os processos de aprendizado com os estudantes e poderá ser explorado em todos os campi do Ifes e polos da UnAC.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a contribuição da UnAC nesse investimento. “A Universidade Aberta Capixaba é um importante pilar para a ampliação da educação e pesquisa no Estado e o Ifes como uma das instituições integrantes do programa tem a importante tarefa de ser um motor que viabiliza um ensino de qualidade. Por isso, esse investimento do Governo do Estado é tão importante para que se possa inovar e revitalizar as tecnologias e infraestruturas que transformam a educação no Espírito Santo”, salientou o secretário.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, ressaltou a importância do investimento do Governo do Estado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. “O Governo tem sido parceiro do Ifes e é importante a continuidade desse investimento. Um equipamento como esse (Data Center) nos proporciona atender mais pessoas, pois somos uma instituição pública. Isso fortalece a relação do Ifes com o Governo e traz benefícios para os capixabas", pontuou o reitor.

Ifes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo oferta desde cursos técnicos até doutorado e tem atualmente mais de 36 mil alunos. São 100 cursos técnicos, 63 cursos de graduação, 30 cursos de pós-graduação em nível de especialização e aperfeiçoamento, 11 mestrados e 1 doutorado profissional.

Com 22 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), além de 3 campi em implantação, o Ifes se faz presente em todas as microrregiões capixabas. O Instituto conta ainda com 49 polos de educação a distância no Espírito Santo, o Polo de Inovação e a Cidade da Inovação.

Texto: Igor de Paula

Assessoria de Comunicação da Secti