01/06/2023 15h47 - Atualizado em 21/09/2023 16h47

Governo do Estado apresenta projeto de revitalização de escola em Vargem Alta

Obra está sendo realizada no Colégio Salesiano, onde funcionará CEET Giuseppe Altoé.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou à população de Vargem Alta, nesta terça-feira (30), o projeto de revitalização do Colégio Salesiano, onde funcionará o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé. Mais de 100 pessoas estiveram presentes para conhecer a proposta.

O secretário de Estado de Ciência, tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, falou sobre a meta do governo em relação ao local. “Podemos garantir que aqui vai ter espaço para cultura, para faculdade música, para os cursos técnicos, para o Programa Qualificar ES, para turma de pós-graduação da UnAC [Universidade Aberta Capixaba]. Esse local vai respirar educação do jeito que precisa ser”, disse o secretário.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, reiterou a declaração do secretário e agradeceu o Governo do Estado pelo projeto para cidade. “Aqui funcionará cursos técnicos, cursos de graduação e os cursos do Qualificar ES. É uma felicidade muito grande para a cidade ter um local como este. Agradecemos ao Governo do Estado, que não mediu esforços para que essa reforma fosse realizada, e à Secti e sua equipe”.

A subsecretaria de Estado de Educação Profissional, Solange Maria Batista de Souza, ressaltou a importância da apresentação da reforma para a população de Vargem Alta. “Hoje foi um dia muito especial para Jaciguá, momento de celebração do sonho de ver o CEET Giuseppe Altoé – antigo Colégio Salesiano, se tornando realidade”, afirmou.

Foi realizada uma reunião para falar sobre o conceito de Educação Profissional e os possíveis cursos técnicos, em especial o curso Técnico em Cooperativismo Digital, como também os cursos do Qualificar ES que serão ofertados para a população de Vargem Alta.

A primeira etapa da obra, o térreo, foi entregue nesta terça-feira (30). O espaço conta com três sala de aula, duas salas de informática, uma biblioteca, cozinha e banheiros, secretaria para o setor administrativo e uma incubadora para o desenvolvimento de projetos empreendedores da região.

A segunda etapa contemplará o segundo e terceiro andares e a praça. O segundo andar será reservado para incubadoras e o terceiro andar será reservado para a atuação do Programa UniversidadES. A praça será um centro de convivência tanto para a escola quanto para a comunidade para a realização de eventos. O CEET também contará com laboratórios de agroecologia e enfermagem.

CEET Giuseppe Altoé terá capacidade para ofertar cursos de agroturismo e formação ambiental, formação de professores e mestrado, culinária, formação na área da saúde, curso de gestão pública, entre outros. A entrega do CEET está prevista para outubro deste ano.

Texto: Igor de Paula

Assessoria de Comunicação da Secti