09/11/2022 17h59 - Atualizado em 09/11/2022 18h02

Governo do Estado apresenta ações para educação na 4ª edição do EducarES

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e de se cadastrarem para receberem informações sobre programas do Governo do Estado.

O Governo do Estado participou, nesta quarta-feira (09), da 4ª edição do evento EducarES, realizado no Vitória Grand Hall, em Vitória. As Secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e da Educação (Sedu) apresentaram as ações para a educação promovidas pelas pastas.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, foi um dos palestrantes do Encontro Entre Pais e Mestres, que teve como tema Conexões Humanas em Tempos Digitais. Após a fala da atriz e palestrante Denise Fraga, que também fez parte do encontro, o secretário fez uma breve reflexão.

“O que mais faz sentido para mim é que toda a sociedade, em todo tempo histórico, foi inquieta. Arrisco a dizer que em todo tempo teve uma Denise Fraga. E isso me fez pensar na escola, porque a escola é um espaço de crítica e reflexão social. A gente reflete ensinando. A nossa sociedade tem muitos problemas, mas quando penso na escola, é ela que tem muitas respostas para nossas inquietudes”, disse Vitor de Angelo.

A subsecretária de Estado de Educação Profissional da Sectides, Solange Batista, participou da segunda etapa do projeto, realizada na Arena Profissões, oportunidade em que os estudantes puderam tirar as dúvidas sobre carreiras em diferentes áreas. Na ocasião, também foram discutidas as novidades do Ensino Médio, além dos desafios, impactos e possibilidades abertas com a nova grade curricular. O debate contou com a mediação do apresentador Serginho Groisman.

"As ações do Governo do Estado no campo da educação profissional e da oferta de formação aos cidadãos capixabas estão pautadas nas perspectivas das profissões do futuro, nas áreas de tecnologia, engenharia, ciência de dados e logística. O programa Qualificar ES já atua com essa premissa. Temos a ampliação da nossa rede de escolas técnicas estaduais, com cursos que estão sendo definidos em conformidade com as vocações e arranjos produtivos de cada microrregião capixaba, além do nosso sistema UniversidadES, que também tem foco em cursos dessas áreas”, explicou Solange Batista.

Ela ressaltou ainda que o Espírito Santo tem se destacado nacionalmente como importante atrator de investimentos. “Ter a garantia de uma mão de obra qualificada para atender às necessidades desses novos negócios é fundamental para o desenvolvimento do Estado", acrescentou.

No estande destinado ao Governo do Estado, os visitantes tiveram a oportunidade de se cadastrarem para receber informações sobre programas do Governo do Estado na área de educação em todos os níveis, como o Qualificar ES e o Sistema Universidade do Espírito Santo, a UniversidadES.

O Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional gratuitos aos capixabas, nas modalidades presencial, semipresencial e on-line e já beneficiou mais de 360 mil pessoas de todos os municípios do Estado. Já a UniversidadES é um sistema Estadual que reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis técnico e superior, além da pesquisa, extensão e inovação.

O Sistema UniversidadES oferta ainda novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que funciona em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD), e utiliza os polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), num regime de colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O EducarES é um projeto da Rede Gazeta para o debate sobre o processo de construção do conhecimento, da Educação Básica ao Ensino Superior, e que visa à ampliação de ações voltadas para a educação no Espírito Santo.

Saiba mais sobre o Qualificar ES: www.qualificar.es.gov.br

Acompanhe as oportunidades da UniversidadES: www.universidades.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis