04/05/2023 08h44

Governo autoriza reforma de prédio para implantação de CEET em Bom Jesus do Norte

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quarta-feira (03), o início das obras de reforma do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) em Bom Jesus do Norte, na microrregião Caparaó. A cerimônia aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do prefeito Antonio Gualhano Azevedo e demais lideranças do município. O investimento é de R$ 1,72 milhão com recursos oriundos do Fundo Cidades, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG).

“Bom Jesus do Norte é a porta de entrada do Espírito Santo e estamos felizes com o volume de recursos investidos no município. Fizemos a recuperação da estrada de acesso à cidade e temos obras de reforma de praças, calçamento rural e pavimentação, além da implantação do SAMU 192 e melhorias na Delegacia de polícia. Agora estamos dando início às obras do futuro centro de formação profissional que vai atender não apenas ao município, como também a toda a região. Nosso trabalho é para que o Estado seja cada vez melhor”, disse o governador.

A reforma do Prédio Jamile será executada pela Prefeitura Municipal. Além de reforço estrutural e instalação de novas redes elétrica e hidráulica, os serviços incluem a implantação de sistema fotovoltaico e construção de novos muros de contenção. No passado, a edificação abrigou o Hospital Jamile Said Salim, desativado há mais de duas décadas. Após a conclusão das obras, cerca de 500 alunos devem passar a frequentar a nova unidade educacional.

Os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETS) fazem parte de uma política de Estado que visa a transformação da educação e prepara o jovem para o mercado de trabalho. Conta com a promoção de cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio que são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando formatos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses do corpo discente e possibilidades das instituições educacionais.

“Estamos em tratativas sobre quais serão os cursos ofertados pelo novo CEET de Bom Jesus do Norte. Vamos discutir com o prefeito e com a comunidade quais serão os eixos ministrados. A dinâmica dos Centros possibilita formatos flexíveis, diversificados e atualizados, seguindo os interesses do corpo discente e das possibilidades das instituições educacionais”, comentou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Por meio do Fundo Cidades, incluindo as obras de reforma do Prédio Jamile, o município de Bom Jesus do Norte está recebendo R$ 4,3 milhões em investimentos do Governo do Estado. “O Fundo garante o repasse direto e sem burocracia dos recursos para os Fundos Municipais de Investimento, favorecendo o desenvolvimento integral do Espírito Santo, com ações em todas as regiões capixabas”, destacou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.