01/06/2023 16h02 - Atualizado em 21/09/2023 16h44

Fundador de startup capixaba apoiada pelo Governo do Estado estará na ESX

Ronaldo Ribeiro, CEO da startup Jade Autism, fará uma palestra apresentando a trajetória da empresa no estande do Governo do Estado.

O CEO da startup capixaba Jade Autism, Ronaldo Ribeiro, é uma das atrações confirmadas na Espírito Santo Innovation Experience (ESX), evento que reúne o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nesta sexta-feira (02). A palestra do empreendedor capixaba será uma das ações apresentadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Secti) no estande do Governo do Estado na ESX.

O aplicativo Jade Autism ajuda no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com atraso no desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem, por meio de jogos on-line. Criado em outubro de 2020 pela startup, que é situada em Vitória, o app pode ser utilizado no tablet, smartphone e computador. O produto desenvolve soluções terapêuticas e educacionais ‘gamificadas’, produzindo métricas de prognóstico geradas automaticamente para os terapeutas especializados, o que garante um tratamento e ensino mais eficaz. “Por meio de jogos de associação ou da memória, o Jade aprimora a cognição brincando”, conforme consta no site da empresa.

A empresa foi fundada em 2018, tendo em seu portfólio três tecnologias: Software Terapêutico, voltado à avaliação de pacientes autistas; Software Educacional, direcionado ao acompanhamento da aprendizagem de alunos autistas; e Autism Tracking, uma tecnologia para avaliação qualificada de uma hipótese diagnóstica.

Foi com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com os recursos do Programa Centelha-ES I que, no ano de 2020, a empresa aprimorou seus serviços com o desenvolvimento do aplicativo. Atualmente, startup é acelerada pelo programa Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES).

De acordo com o site, uma das finalidades do aplicativo é auxiliar educadores a desenvolver estratégias de ensino adaptadas a crianças autistas, considerando suas dificuldades e potencialidades. Mas os jogos também podem ser utilizados por crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Down. O App Jade Autism já foi utilizado por mais de 160 mil crianças de 180 países, mas o objetivo da empresa, segundo o CEO Ronaldo Ribeiro, é chegar aos 5 milhões de usuários em cinco anos.

Recentemente, a startup capixaba foi a vencedora do prêmio do Web Summit Rio, considerado o maior evento de inovação e tecnologia do mundo. O evento reuniu mais de 21 mil pessoas de 91 países e empresas de todo o planeta que estão redefinindo a indústria da tecnologia. O ponto máximo do evento foi a disputa de Pitch (curta apresentação para despertar o interesse de quem está assistindo sobre uma ideia, projeto ou negócio), que reuniu propostas de empresas em estágio inicial para uma 'batalha' ao vivo no palco. Na disputa, a empresa capixaba Jade Autism foi a grande campeã concorrendo com outras 42 startups do mundo.

“Foi uma competição com um nível muito alto. Foi ótimo para colocar as soluções da Jade à prova. Digo isso, porque o propósito social da Jade tem uma importância ímpar, mas sozinho ele não se sustenta. Por isso, precisei apresentar com clareza os outros aspectos da empresa, mostrando nosso plano de negócios, modelo de expansão e o investimento que estamos fazendo em pesquisa e desenvolvimento, para criar novos produtos. Portanto, fiquei muito feliz com a vitória! Valeu muito a pena participar do Web Summit Rio”, comentou Ronaldo Ribeiro.

Na ESX, a trajetória da startup será apresentada na palestra Pitch de sucesso, realizada pelo próprio CEO da Jade Autism. A palestra é uma das atrações que o Governo do Estado trará ao evento por meio da Secti em seu estande. A Secti apresentará mais ações desenvolvidas com apoio da secretaria, entre elas, o espaço Qualificar ES empreendedores, onde serão expostos os empreendimentos de ex-alunos do Programa Qualificar ES.

A Espírito Santo Innovation Experience (ESX) será sediada na Praça do Papa, em Vitória, de sexta-feira (02) até domingo (04).

Serviço

Programação do estande do Governo do Estado na ESX:

Dia 02/06 (sexta-feira)

PALCO

11h - FapesTalk: Na trilha da inovação - da academia ao mercado;

13h30 - Stakeholders e a Lei de Incentivo à Cultura - Secult;

14h30 - Atendimento digital para os produtores rurais do ES - Seag;

16h - Inovações tecnológicas e acervos da Midiateca Capixaba - Secult;

17h30 - Inovações tecnológicas apoiadas pelo ICEPi para o SUS capixaba: PADTech, BioBone, 3sHealth, e-Rua e Gota de Vida.

19h - Pitch de Sucesso: Ronaldo Ribeiro (Jade Autism) - Secti;


Dia 03/06 (sábado)

PALCO

10h30 - Hub ES+ e Ecossistemas Territoriais Criativos - Secult e Secti;

14h - Aceleração de Iniciativas Públicas: o que aprendemos em três edições -Seger;

15h - Metodologia de Linguagem Simples: aproximando governo e cidadãos - Seger e Secult;

16h - Incubadoras Estaduais: Insight e Prosperas - Secti;

17h30 - Oportunidades Fapes: experiências e estratégias para participação em editais governamentais;

19h - Oportunidades para o setor do Audiovisual: implementação da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo - Secult. 


Dia 04/06 (domingo)

PALCO

14h30 - Do PitchGovES ao StartupES: Startups e Governo Caminhando Juntos - Seger;

16h - Painel Drones: Sensoriamento remoto no monitoramento de pragas agrícolas & Utilização de Drones no Mapeamento de Áreas de Risco - Seag e IJSN.

 

Confira a programação completa da ESX no site:

https://esx.com.es/

 

Texto: Igor de Paula

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site