20/04/2023 15h47 - Atualizado em 29/09/2023 13h04

Fim do período de inscrição no curso de pós-graduação ‘Educação Especial Inclusiva’ é prorrogado para a próxima quinta-feira (27)

Ao todo, são ofertadas 240 vagas em seis polos presenciais. Curso é uma oferta da Universidade Aberta Capixaba (UnAC)/UniversidadES.

Aqueles com interesse em realizar o curso de pós-graduação Especialização em “Educação Especial Inclusiva”  e ainda não se inscreveram têm até a próxima quinta-feira (27) para efetuar a inscrição. O curso é uma oferta da Universidade Aberta Capixaba (UnAC)/UniversidadES, numa parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e é destinado às pessoas com diploma em qualquer área.

O curso “Educação Especial Inclusiva” tem por objetivo a formação de profissionais na área da educação capazes de atuarem mediante a demanda de implementação efetiva da Educação Especial Inclusiva, a partir da análise crítica sobre os aspectos legais, psicossociais e pedagógicos que interferem no processo de escolarização e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial.

São ofertadas 40 vagas para cada um dos seis polos municipais de apoio presencial, totalizando 240 vagas, conforme o edital nº 47/23. Os polos municipais contemplados são: Bom Jesus do Norte, Castelo, Ecoporanga, Linhares, Mantenópolis e Santa Leopoldina.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá cumprir os requisitos básicos que constam no edital, como ter computador com acesso à internet banda larga e residir no Espírito Santo, especialmente nos municípios onde se localizam os polos selecionados neste edital, por exemplo. A inscrição deve ser realizada no site www.cefor.ifes.edu.br, com a anexação dos documentos necessários, conforme o edital. Será aceita somente uma inscrição do candidato.

Educação Especial Inclusiva

O objetivo do curso de pós-graduação especialização em “Educação Especial Inclusiva” é de formar profissionais capacitados para atuar mediante a demanda de implementação efetiva da Educação Especial Inclusiva, a partir da análise crítica sobre os aspectos legais, psicossociais e pedagógicos que interferem no processo de escolarização e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial.

O curso surgiu de uma demanda regional de formação de profissionais e se apoia no princípio educacional adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que favorece e incentiva a criação de políticas para a educação profissional, científica e tecnológica.

A coordenadora adjunta da Universidade Aberta Capixaba (UnAC-Ifes), Andromeda Campos, salientou que a ideia do curso é unir a Educação Especial com a Educação Inclusiva. Essa adaptação é reiterada pela coordenadora-geral de Ensino do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes, Larissy Alves Cotonhoto. “Ela articula uma política de implementação da oferta da Educação Especial nas instituições de ensino que atendam alunos com deficiência, com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades com superdotação”, ressaltou.

O curso prevê a oferta de uma educação e formação que discuta, que planeje e que institua ações educativas em relação à diversidade e à inclusão em diferentes âmbitos sociais, em especial na educação. Assim, uma preocupação social e educacional que reconhece e valoriza o tema da diversidade é mantida, permitindo o desenvolvimento de ações que minimizem práticas sociais discriminatórias e excludentes.

Parceria

A oferta é do Ifes, em parceria com a Secti, por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do UniversidadES, programa do Governo do Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Para mais informações, envie uma mensagem para este e-mail:

psunac.cefor@ifes.edu.br

ACESSE O EDITAL AQUI: