24/03/2023 17h33

Fapes divulga aprovados na lista de espera do Nossa Bolsa 2023

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), divulgou, nesta sexta-feira (24), a lista dos 276 aprovados no programa Nossa Bolsa 2023 que disputaram as bolsas remanescentes das 1ª e 2ª chamadas do processo seletivo. A lista de espera é a última etapa do edital. A seleção foi por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2018 e 2022, que o interessado optou usar no ato da inscrição. (Clique e veja a lista)

O investimento do Governo do Estado foi superior a R$ 41 milhões na oferta de cerca de 1.000 bolsas integrais, que pagam 100% das mensalidades, em 54 cursos distribuídos em 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em todas as regiões do Estado. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação (Sedu) e vai custear os cursos de graduação que duram, em média, seis anos.

O Nossa Bolsa 2023 teve recorde de 12.158 inscritos e os cursos mais procurados foram Direito, com 1.462 inscrições; Enfermagem, em que 1.273 disputaram as vagas; Administração, que obteve 950 inscritos; Psicologia, com 890 inscrições; e Medicina, em que 879 pessoas concorreram a única vaga aberta.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (Ead), além da pesquisa, extensão e a inovação.

Aula Inaugural

No último dia 16, no espaço Vitória Grand Hall, em Vitória, aconteceu a aula inaugural para os selecionados nas duas primeiras chamadas do edital. Em sua mensagem aos alunos, às autoridades locais e lideranças do meio estudantil capixaba, o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou os resultados importantes alcançados pelo Nossa Bolsa.

“Desde a implantação, estamos chegando a 10 mil pessoas graduadas pelo programa Nossa Bolsa. A educação permite que, mesmo você não trabalhando na área que se formou, a abertura de portas. Tenho certeza que ter feito Engenharia Florestal e Direito me abriu caminhos, me fez conhecer pessoas. O Nossa Bolsa está dentro do programa UniversidadES e queremos gerar oportunidades aos capixabas”, disse o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, comentou a importância do Nossa Bolsa para a juventude capixaba. “Muitos não teriam condições de custear esse estudo. É uma forma que o Estado encontrou de investir no futuro desses jovens para acompanhar a nova era de investimentos que estamos vivenciando. Com essa iniciativa vamos solucionar o gargalo da mão de obra qualificada para esses investimentos. A qualificação é o caminho para a construção de uma sociedade melhor. Desta forma, reduzimos a vulnerabilidade social”, afirmou o secretário Bruno Lamas.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, destaca o papel social da iniciativa do Governo do Estado em promover o Nossa Bolsa. “Graduação particular tem um custo alto e com o Nossa Bolsa queremos graduar bons profissionais e dar oportunidade ao conhecimento. Termos um recorde de inscritos neste ano é um excelente indicador para o fortalecimento de nossas ações na área de graduação. O Governo do Estado democratiza o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais. Desejamos que os novos graduandos concluam seus cursos com excelência e melhorem cada vez mais as suas vidas. Isso também é desenvolvimento para o nosso Estado”, ressaltou Denio Arantes.

Matriculas

Os selecionados na lista de espera devem, obrigatoriamente, comparecer à instituição de ensino escolhida para realizar a comprovação das informações fornecidas na inscrição e, a partir disso, fazer a matrícula no curso. O período para matrícula começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 05 de abril. O selecionado que não comparecer dentro do prazo será desclassificado do processo seletivo.

Serviço:

Selecionados na Lista de Espera do Programa Nossa Bolsa 2023 (Confira aqui)

Período para matrícula: de 27/03 a 05/04

Texto: Jair Oliveira