ES + Inteligente marca presença na 3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O programa Espírito Santo Mais Inteligente participa da 3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo, que tem início nesta quarta-feira (03) e segue até a sexta-feira (05), no Parque da Cidade, no município da Serra, com participação gratuita.
Serão três dias de intensa programação, com oportunidades para explorar o universo da inovação, presença de startups, palestras e experiências imersivas. Um dos principais destaques é a palestra com a especialista em Inteligência Artificial Martha Gabriel, dia 5, às 14h. O encerramento do evento será no domingo, 7 de setembro, com a 1ª Corrida da Inovação, partindo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) em direção ao Parque da Cidade.
O ES + Inteligente marca presença no estande conjunto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), mostrando as iniciativas de investimento em tecnologia diretamente relacionadas à segurança que fazem parte do programa Estado Presente.
O ES + Inteligente
O programa ES + Inteligente é uma iniciativa do Governo do Estado, tem recursos do Banco Mundial e é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), reunindo projetos estratégicos que serão entregues em parceria com Sesp, Secretaria do Governo (SEG) e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e que colocará o povo capixaba na vanguarda da inovação, eficiência e inclusão digital.
O objetivo primordial é fortalecer a gestão pública por meio da transformação digital e da interoperabilidade ao modernizar a administração, tornar os serviços públicos mais eficazes, transparentes e centrados no cidadão, além de promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado. Entre suas principais entregas e eixos de atuação, destacam-se:
- Datacenter 2: Construção de uma infraestrutura robusta e resiliente para armazenamento e gestão de dados, garantindo alta disponibilidade e segurança para os serviços governamentais essenciais.
- Portal ES.GOV: Um portal inteligente, unificado e acessível para a digitalização de serviços públicos, otimizando processos e facilitando o acesso do cidadão à informação e aos serviços.
- Cides (Centro Integrado de Defesa Social): Implantação de uma estrutura física e tecnológica para modernizar a gestão de emergências e aprimorar a coordenação entre as forças de segurança pública e defesa social, ampliando o atendimento de comando e controle para todos os 78 municípios capixabas.
3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo
Quando: 03 a 05/09, das 14h às 21h
Onde: Parque da Cidade, Serra
Entrada: gratuita
Inscrições e programação: https://jacredenciei.com.br/e/semanadaciencia2025
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953