31/01/2023 14h31 - Atualizado em 31/01/2023 14h42

Educação Profissional do Estado prepara retorno às aulas com Jornada Política Pedagógica

Foto: Ludson Cavatti/CEET Vasco Coutinho
Bruno Lamas abriu Jornada e diz que governo quer expandir centros técnicos.

Encontro com professores, coordenadores de cursos e equipe pedagógica que atuam no Ceets visa organizar projetos que serão desenvolvidos nos módulos.

O Governo do Estado deu início, nessa segunda-feira (30) e estende até esta terça-feira (31), à Jornada Política Pedagógica (JPP), momento de acolhimento dos professores na volta da férias escolares e que servirá para organizar o planejamento das aulas e projetos que serão desenvolvidos no decorrer dos módulos pelos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. Nas duas unidades, estudam 1.648 alunos.

A Jornada, que é voltada para 180 professores, coordenadores de cursos e equipe pedagógica que atuam no Ceets, foi aberta pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, que toma posse oficialmente no cargo nesta quarta-feira (1º), mesma data em que haverá o início das aulas na Educação Profissional.

O evento de abertura foi realizado no CEET Vasco Coutinho e serviu para a integração dos professores e o planejamento de ações, além de debater o futuro da Educação Profissional. Pela manhã, ocorreu a palestra “Desafios do Currículo Adaptados na Educação Profissional”, com Larissy Alves Cotonhoto. Nesta terça-feira (31), ocorrerá a palestra "Metaverso da Educação e Inteligência Artificial", com Matheus Oggioni.

“São temas pertinentes que contribuirão para os professores construírem seus planos de ensinos, pensando numa Educação Profissional de qualidade”, declarou o secretário Bruno Lamas. Ele admite que os desafios são grandes, pois a missão é transformar um trabalho que já vem apresentando resultados, deixando a educação ainda melhor.

“Uma missão importante que entendo ter daqui em diante é a de melhorar ainda mais a estrutura física dos Centros Estaduais de Educação Técnica Vasco Coutinho e Talmo Luiz Silva. Quero investir em mais equipamentos e possibilitar que o trabalho desenvolvido por vocês seja ainda mais efetivo”, declarou Bruno Lamas.

Segundo ele, o Governo do Estado quer investir na expansão dos centros de educação profissional. “Seria bom que tivéssemos um CEET em cada município do Estado. Vamos trabalhar para esta ampliação da política pública para a formação profissional”, completou Lamas.

Assessoria de Comunicação da Secti
comunicacao@fapes.es.gov.br