09/10/2024 16h32 - Atualizado em 09/10/2024 16h35

Hackathon 'Visão de Cria' aborda sustentabilidade e inovação em territórios periféricos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), convida para o hackathon "Visão de Cria", que integra inovação social e sustentabilidade. O evento ocorrerá nestas quinta-feira (10), sexta-feira (11) e no dia 19 de outubro, no Hub ES+: economia criativa, inovação e cultura capixaba, em Vitória.

Com o objetivo de transformar os desafios das comunidades periféricas em soluções concretas, o hackathon reunirá profissionais de perfis diversos para uma maratona de 30 horas, durante a qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços focados na sustentabilidade.

O projeto é conduzido pelo laboratório Das Pretas, com mais de 15 anos de experiência em inovação e tecnologia social. Sediado em Vitória e composto por pessoas negras e periféricas, o Das Pretas tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções que promovam inclusão e impacto socioambiental positivo, especialmente em regiões vulneráveis.

Os participantes serão organizados em equipes multidisciplinares e terão o desafio de criar propostas tecnológicas e sustentáveis que estejam alinhadas às metas da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa busca incluir estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais do mercado, com foco em pessoas negras e indígenas.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, salientou que o evento reflete o compromisso do Governo do Estado em promover a inclusão produtiva e a inovação nas periferias.

“O Visão de Cria é uma oportunidade para que os participantes desenvolvam soluções reais para problemas do seu território, unindo tecnologia, inovação social e sustentabilidade. O Governo do Estado, por meio do governador Renato Casagrande, tem investido em Ciência e Tecnologia, e essa é mais uma iniciativa que amplia as oportunidades e promove um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável”, pontuou Bruno Lamas.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/visao-de-cria__2643029. O edital está disponível no link da bio do Instagram @das.pretas.

Durante o hackathon, os grupos contarão com oficinas, mentorias e orientação especializada para estruturar suas ideias e apresentar projetos que contribuam para o cumprimento das metas globais de sustentabilidade. Um júri avaliará as melhores propostas ao final do evento, premiando os dois projetos mais promissores de cada desafio.

Serviço:

Evento: “Visão de Cria – Hackathon”

Datas: 10, 11 e 19 de outubro

Local: Hub ES+: economia criativa, inovação e cultura capixaba, Vitória - ES

Formato: Presencial

Inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/visao-de-cria__2643029.

Informações adicionais estão disponíveis no site e redes sociais do Das Pretas.

Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo