29/01/2026 14h02

UnAC fortalece formação na área portuária com nova turma de curso de extensão em parceria com a Ufes

Com iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), segue avançando e ampliando o acesso ao conhecimento por meio da oferta de cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu (aperfeiçoamento e especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), ultrapassando fronteiras e promovendo a interiorização do ensino superior no estado.

Atendendo a uma demanda da população capixaba por formação voltada à área portuária, identificada a partir da Escuta Pública realizada antes de cada novo ciclo de contratações de cursos, a UnAC, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ofertou no ano passado vagas para o Curso de Extensão em Portos: Operação, Planejamento e Construção, coordenado pelo professor Rodrigo Rosa, que atualmente está com sua primeira turma em andamento. Diante da elevada procura, muito acima do esperado, o curso contará com uma segunda turma em 2026.

Com 115 alunos matriculados, o curso é ofertado integralmente na modalidade Ensino a Distância (EaD), com aulas síncronas e ao vivo. A carga horária é de 50 horas, acrescida de um mês destinado ao processo de avaliação dos estudantes, realizado totalmente de forma remota.

O Curso de Extensão em Portos: Operação, Planejamento e Construção é uma iniciativa de educação continuada que tem como objetivo qualificar profissionais de nível médio e superior para atuação no setor portuário capixaba. A formação contempla desde o planejamento e a construção de novos portos até a operação portuária, incluindo carga a granel, carga geral e contêineres. Entre os conteúdos abordados estão conceitos de comércio exterior, direito marítimo, documentação utilizada nas operações portuárias, além de aspectos construtivos de portos e navios.

Apesar da relevância do Espírito Santo no cenário portuário nacional, ainda são limitadas as ofertas de cursos voltados à formação de mão de obra especializada para o setor. Nesse contexto, a iniciativa contribui para a qualificação de profissionais locais, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho regional, nacional e internacional, além de atender às demandas de novos projetos e da operação dos portos existentes e futuros.

O curso também gera impactos positivos para as empresas capixabas das áreas portuária e de importação e exportação, ao formar um banco de profissionais qualificados, reduzindo o risco de escassez de mão de obra.

Como parte da formação prática, os estudantes participaram de visitas técnicas ao Porto de Tubarão e ao Terminal de Praia Mole, realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, com o apoio da equipe da Vale. As atividades proporcionaram uma imersão no funcionamento do complexo portuário, ampliando a compreensão sobre os processos operacionais e logísticos. A programação prevê ainda a realização de pelo menos mais três visitas técnicas com esta turma.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a qualificação profissional alinhada às vocações econômicas do Espírito Santo. “O setor portuário é estratégico para o desenvolvimento do nosso estado. Investir na formação de profissionais qualificados, por meio de parcerias com instituições como a Ufes, é fundamental para gerar oportunidades, fortalecer a economia e garantir que a população capixaba esteja preparada para ocupar esses espaços”, destacou.

A iniciativa fortalece a integração entre academia, setor produtivo e políticas públicas de desenvolvimento, reafirmando o papel da UnAC como instrumento estratégico para a democratização do acesso ao ensino superior e à qualificação profissional no Espírito Santo. A coordenadora estadual da UnAC, Márlei Vieira Fernandes, destacou que a oferta do curso está alinhada à missão institucional de ampliar o acesso ao ensino superior público e de qualidade, com foco nas vocações econômicas do estado. “A formação na área portuária contribui para a qualificação da mão de obra local, amplia oportunidades profissionais e fortalece setores estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site