Startups capixabas aceleradas pelo Sementes são selecionadas para o Web Summit Lisboa 2025
Três startups aceleradas pelo Programa Sementes, do Governo do Espírito Santo, foram selecionadas para participar do Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. A conferência acontece entre 10 e 13 de novembro, na capital portuguesa, reunindo líderes de empresas globais, investidores, aceleradoras e representantes de mais de 160 países.
O Programa Sementes, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), vem consolidando o Espírito Santo como um dos ecossistemas de inovação mais promissores do país. A presença das startups capixabas no Web Summit reforça essa trajetória, marcada por prêmios, reconhecimentos e conquistas nacionais.
Entre as selecionadas está a Neuroreviver, que desenvolve uma plataforma de triagem neurológica alimentada por Inteligência Artificial Generativa, capaz de detectar precocemente condições como Alzheimer, TDAH, TEA, depressão e ansiedade. O sistema utiliza um banco de dados treinado para aumentar a assertividade dos diagnósticos médicos e gerar relatórios inteligentes e acessíveis.
“Participar do Web Summit Lisboa 2025 será uma oportunidade única de apresentar nossa solução a um público global estimado em 10 mil pessoas e ampliar parcerias estratégicas”, destaca Tiago Suhett Lomeu, fundador da startup, que recentemente representou o Espírito Santo na 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu (PR).
Outra startup capixaba que estará no evento é a SaveADD, que utiliza inteligência artificial para dar destino estratégico a alimentos excedentes ou próximos do vencimento, reduzindo o desperdício e gerando impacto social. “Essa será nossa terceira participação no Web Summit. O evento é uma vitrine para inovação e um ponto de encontro com investidores e líderes empresariais, gerando conexões que abrem novas oportunidades de negócios”, explica Salvador Iglesias Ramalho, fundador da SaveADD.
Com foco em transformar o aprendizado corporativo para os jovens, a Cittizen completa o trio de startups aceleradas pelo Sementes que embarcam para Lisboa. A plataforma usa gamificação para acelerar o aprendizado por meio de quizzes interativos, facilitando a adaptação dos jovens ao mercado de trabalho. “Nosso objetivo é criar conexões com investidores e jovens de Portugal, expandindo nossa atuação internacional. Somos muito gratos ao Sementes pela oportunidade de participar desse ambiente global de inovação”, afirma Anselmo Hudson, um dos sócios da empresa.
Para a coordenadora do Sementes, Jamylly Caran, a missão internacional consolida o protagonismo do Espírito Santo no cenário de inovação. “Levar startups capixabas ao Web Summit é um marco para o ecossistema de inovação do Estado. Esse movimento abre portas para parcerias internacionais, amplia a visibilidade das nossas soluções e demonstra que o Espírito Santo tem potencial global para gerar tecnologia e impacto social. Cada startup representa o talento e a criatividade que estamos cultivando por meio do Sementes”, pontua.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destaca que a presença das startups no Web Summit reforça o propósito do programa de impulsionar o desenvolvimento econômico por meio da inovação. “O Sementes vem colhendo resultados expressivos, com startups premiadas e reconhecidas nacionalmente. Agora, ao chegar a um dos maiores palcos de inovação do mundo, damos mais um passo importante na consolidação de um Espírito Santo inovador, competitivo e conectado com o futuro. É o talento capixaba sendo visto e valorizado lá fora”, ressalta o secretário.
Sobre o Programa Sementes
O Programa Sementes do Rio Doce é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, executada pela Secti em parceria com a Fapes, que oferece aceleração, mentorias, capacitação e acesso a redes de investidores para 50 startups com atuação em nove municípios da Bacia do Rio Doce. O programa estimula o desenvolvimento sustentável e consolida o Espírito Santo como referência nacional em ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145