Startup acelerada pelo Sementes é destaque em programa latino-americano de combate ao desperdício de alimentos

A startup SaveADD, acelerada pelo Sementes, programa do Governo do Espírito Santo, realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), é uma das três únicas brasileiras escolhidas para participar do Reshaping Food Systems in Latin America, iniciativa internacional liderada pela Village Capital em parceria com a Fundação Posner. O programa reúne apenas nove startups de toda a América Latina que desenvolvem soluções inovadoras para o combate ao desperdício de alimentos e para o fortalecimento da segurança alimentar.
Com proposta de atuação no município capixaba de Baixo Guandu, a SaveADD aposta em inteligência artificial e tecnologia blockchain para dar destino estratégico a alimentos excedentes ou próximos do vencimento. A plataforma permite que fornecedores, supermercados e distribuidores tomem decisões antecipadas e conscientes sobre o estoque, seja para venda, doação ou realocação, garantindo rastreabilidade, segurança e impacto social.
Em projeto piloto realizado em São Paulo, a startup conseguiu evitar mais de 42 toneladas de desperdício em apenas três meses, conectando empresas, organizações sociais e consumidores em uma rede de economia circular. “Mais de 50% do estoque desperdiçado tem valor financeiro recuperável. Nossa plataforma mostra que fazer o bem também pode ser um bom negócio, combinando eficiência, sustentabilidade e impacto social”, afirma Salvador Iglesias, cofundador da SaveADD.
Para a coordenadora do Sementes, Jamylly Caran, a conquista reforça a missão do programa em ser protagonista em inovação com impacto social. “Ver a SaveADD ganhar reconhecimento internacional mostra que a inovação pode transformar realidades locais e, ao mesmo tempo, gerar soluções para desafios globais, como o combate à fome e ao desperdício de alimentos.”
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, também celebrou a conquista. “Ter uma startup do Sementes entre as três brasileiras escolhidas para um programa de alcance latino-americano é motivo de orgulho e comprova que apoiar iniciativas como o Sementes é investir em futuro, inclusão e impacto positivo para a sociedade.”
A SaveADD é uma das 50 startups selecionadas pelo Sementes. Cada projeto recebe aporte de R$ 100 mil, além de acesso a mentorias, networking e conexões com investidores e parceiros institucionais para escalar soluções com impacto social, ambiental e econômico em nove municípios capixabas da Bacia do Rio Doce. Para saber mais sobre o programa e as startups participantes, acesse: www.programasementes.com.br
Como apoiar o Sementes
Está aberto o edital de parcerias do Sementes, que convida aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação, instituições de ensino e empresas a se tornarem parceiras do programa, contribuindo para o fortalecimento do ambiente de inovação no Espírito Santo. Os interessados podem acessar o edital e saber mais no link https://secti.es.gov.br/Media/Secti/2025/SEMENTES/Edital_de_Parceiros_Programa_Sementes_do_Rio_Doce.pdf
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145