Sementes do Rio Doce é lançado em feira de inovação em Aracruz
O Sementes do Rio Doce foi lançado oficialmente, nessa terça-feira (24), no município de Aracruz, durante a 6ª Edição da Feira Inova ES, que ocorreu até essa quarta-feira (25), na Escola Estadual Misael Pinto Netto. O evento reuniu comunidades acadêmica e científica, num ambiente que integra diversos atores que formam os ecossistemas de inovação empreendedora.
O primeiro programa público de aceleração de startups para o interior do Estado é realizado a partir da parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e a Fundação Renova, entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Focado em ideias com missão de gerar impacto social positivo, o Sementes vai escolher até 50 startups na região da Bacia do Rio Doce. Cada projeto selecionado vai receber R$ 100 mil. No total, serão investidos R$ 7,6 milhões por meio da Secti/Fapes. O programa também vai oferecer, de forma gratuita, formação e capacitação de empreendedores nas áreas de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.
“O Sementes se conecta com o movimento que está sendo feito no município, o Inova Aracruz, que une setores público, privado e a academia, para estimular a cultura de inovação na nossa cidade e traz oportunidades e acessos a novos grupos e a maiores chances de crescimento profissional e de trabalho”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo Azevedo.
“A presença de estudantes e jovens entusiastas do empreendedorismo tecnológico e da inovação foi um ponto muito positivo no lançamento do Sementes em Aracruz. O projeto poderá proporcionar a esse público acesso a novos conhecimentos, conexões e subsídios para o desenvolvimento e aprimoramento de suas propostas de negócio”, avaliou a analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Anna Luiza Motta.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas Silva, ressaltou que o Sementes é um investimento em ideias empreendedoras e inovadoras que vão melhorar o ambiente de negócios impactado pelo desastre de Mariana. “Ideias empreendedoras nas áreas da saúde, ambiental, agricultura, educação que vão contribuir, transformar e firmar soluções modernas para impactar a região. É um programa de aceleração que transforma uma boa ideia de startup em uma empresa que vai produzir, gerar trabalho, emprego, renda, como tantos outros exemplos que temos no Espírito Santo”, pontuou.
Além de Aracruz, o Sementes também realizou pré-lançamento em Colatina, no mês de agosto, durante o evento Sapion Nova Educação. Nos próximos meses, o programa deve percorrer os demais municípios contemplados: Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra.
Fundação Renova
A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do Rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo.
Ao estabelecer uma organização dedicada exclusivamente ao processo de reparação, também foi criado um modelo de governança robusto, com a presença de mais de 70 entidades. As respostas para cada desafio são obtidas em conjunto, sendo que nenhuma parte envolvida tem controle sobre a decisão.
A Fundação Renova reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo e soma hoje cerca de seis mil pessoas (entre colaboradores próprios e parceiros), trabalhando no processo de reparação, de Mariana à foz do Rio Doce.
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br
claudiafsaba@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 3636-1806
comunicacao@secti.es.gov.br