09/05/2025 16h07

Secti apoia evento sobre tecnologia e inovação para transição energética capixaba

A ES Energia – Feira Capixaba de Transição e Inovação Energética, que aconteceu nessa quarta-feira (07) e quinta-feira (08), fortaleceu o debate sobre o futuro do setor energético capixaba. O evento contou com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa de Popularização da Inovação – Inova Pop.

Com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis, o evento se destacou como um espaço de troca de conhecimento e construção de caminhos concretos para uma matriz energética mais limpa, eficiente e alinhada às demandas ambientais no cenário capixaba. Os debates abordaram as principais alternativas tecnológicas para a transição energética e reforçaram a importância do uso de fontes renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e seus impactos ao meio ambiente.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, participou do painel “Caminhos da transição energética no Estado do Espírito Santo: políticas públicas e incentivos”, que discutiu como o poder público pode fomentar iniciativas sustentáveis e tecnológicas no setor.

“A inovação energética é essencial para o futuro do nosso Estado. Participar desse debate é reafirmar o compromisso do Governo com uma economia verde, inclusiva e preparada para os desafios ambientais e tecnológicos que enfrentamos”, destacou o secretário Bruno Lamas.

Com a integração de diversos setores, houve palestras sobre a mobilidade elétrica no transporte público, mudanças climáticas e os desafios e oportunidades da transição energética no Brasil e no mundo. A feira reforçou o papel do Espírito Santo como referência nacional em sustentabilidade, consolidando a vocação para o desenvolvimento tecnológico com responsabilidade ambiental.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site