Rumo ao Lixo Zero: Reflexões e compromissos no encontro da Secti no Impact Hub
O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento sobre o movimento rumo ao lixo zero e debater o contexto e cenário da logística reversa em desenvolvimento.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), marcou presença no Impact Hub, realizado na última quinta-feira (22), quando se reuniram com representantes do Instituto MOVIVE, Movimento Rumo ao Lixo Zero, BMV Brasil e do Coletivo Acalme para discussões de impacto. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre o movimento rumo ao lixo zero e debater o contexto e cenário da logística reversa em desenvolvimento.
Discutiu-se a necessidade urgente de políticas públicas que promovam mudanças significativas na sociedade, semelhantes às implementações bem-sucedidas, como a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança e a proibição de fumar em locais fechados. Estas políticas devem ser coerentes e necessárias, incluindo a imposição de regras e sanções, como notificações e multas, além da valorização do trabalho dos catadores como profissionais essenciais, e o incentivo à reciclagem. Medidas fundamentais para alcançar os objetivos estabelecidos no Rumo ao Lixo Zero.
"O encontro no Impact Hub foi fundamental para discutir a urgência de políticas públicas alinhadas ao movimento Rumo ao Lixo Zero, visando promover mudanças significativas na sociedade e valorizar os profissionais envolvidos. Estamos comprometidos em impulsionar projetos de impacto ambiental e socioeconômico para transformar nossa realidade em direção a um futuro mais sustentável”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Muitos projetos de compostagem foram interrompidos devido à falta de locais disponíveis, recursos operacionais e continuidade financeira. Busca-se tanto por recursos quanto por iniciativas bem elaboradas de projetos de impacto, viáveis e valorizados como serviços ambientais de relevância socioeconômica. Além disso, é essencial reconhecer e valorizar os profissionais envolvidos em todas as etapas dessa dinâmica. Foi falado também sobre a importância desses serviços como serviços ambientais, que geram ativos tangíveis e intangíveis e impulsionam negócios de impacto que podem transformar realidades em todo o Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Felipe Figueiredo e Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 3636 - 1806