Hackathon em Montanha reuniu soluções desenvolvidas por estudantes e mobilizou escolas da região
Na última quinta-feira (06), a Escola Professor Elpídio Campos, em Montanha, foi palco da segunda edição do Hackathon de Montanha, uma maratona criativa que reuniu 11 equipes do Ensino Médio para apresentar protótipos e modelos de negócio voltados a desafios reais da comunidade.
Em pitches de até cinco minutos, os estudantes mostraram soluções voltadas para agro e cafeicultura, educação e gamificação, saúde e bem-estar, gestão escolar e empreendedorismo local. Os grupos contaram com mentoria presencial e on-line da equipe da Insight Incubadora, que orientou o desenvolvimento das ideias e a estruturação dos protótipos desde o mês de setembro.
Inovação na prática
O hackathon conectou sala de aula e território, estimulando práticas de design thinking, validação com usuários e apresentação pública. Os projetos nasceram de problemas próximos, da gestão de estoque escolar ao apoio à agricultura familiar e os estudantes são desafiados a transformar ideias em soluções de impacto.
Embora cada equipe tivesse autonomia temática, as soluções giraram em cinco frentes principais: Agro & Cafeicultura, Educação & Gamificação, Saúde & Bem-estar, Gestão & Serviços, e Empreendedorismo Local.
O time de jurados contou com nomes ligados à inovação e à educação: Daniela Ceruti, coordenadora da Insight Incubadora; Débora Rosa Stein, mentora da Insight e professora do CEET Vasco Coutinho; e Yago Neves, representante da BL Informática.
Educação com inovação
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância de promover ações que levem a inovação para dentro das escolas e incentivem os jovens a pensarem em soluções para os desafios reais da sociedade. Para ele, iniciativas como o Hackathon de Montanha são exemplos de como a educação pode transformar o território e preparar as novas gerações para o futuro.
“O Hackathon de Montanha mostra, na prática, o que nós acreditamos: quando a educação encontra a inovação, é caminho de sucesso. Ver jovens pensando soluções para os desafios da própria comunidade é o que dá sentido ao nosso trabalho. É assim que formamos cidadãos criativos, preparados e comprometidos com o futuro do Espírito Santo”, ressaltou Bruno Lamas.
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953