28/06/2023 11h51 - Atualizado em 21/09/2023 16h24

Governo do Estado promove startups e empreendimentos inovadores no Sustentabilidade Capixaba

As 25 startups aceleradas pelo Governo do Estado e os empreendimentos de ex-alunos do Qualificar ES são algumas das atrações do evento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), está promovendo ações e projetos sustentáveis no Sustentabilidade Capixaba, o maior encontro do setor ambiental realizado no Espírito Santo. Durante os três dias do evento, startups aceleradas pelo Governo do Estado e ex-alunos do Programa Qualificar ES expõem seus produtos desenvolvidos com base na sustentabilidade. 

Ao todo, são 25 startups que contam com o apoio do Governo do Estado e estão promovendo seus projetos no evento. A Nano Smart, uma das empresas expositoras, atua na área de nanotecnologia desenvolvendo sistemas de detecção de toxinas no café. “Mais de 80% do café vendido está contaminado com toxinas e altas toxinas no nosso organismo causa diminuição da imunidade, desenvolvimento de câncer e doenças, como Parkinson”, disse Giovanna Pires, assistente e representante da startup.

Ela ressaltou a dificuldade de remover a toxina do grão do café, gerando riscos de prejuízos e agravamento da saúde do consumidor. Visando equacionar essa situação, a startup desenvolve sistemas que detectam essas toxinas, ajudando os produtores de café a descartar os grãos contaminados e evitar o seu consumo. 

Os sistemas de detecção são desenvolvidos no LACAR, Laboratório de Caracterização Física, Química e Microbiológica que integra o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias estratégicas na área fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secti, com várias instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento. O subcoordenador do laboratório, Jairo Oliveira, é também um dos fundadores da Nano Smart.

Giovanna Oliveira ressaltou ainda a importância do apoio do Governo do Estado na aceleração de startups com projetos inovadores. “Sem o apoio do Governo do Estado, seria impossível tocar a startup. A gente precisa do financiamento do Estado para desenvolver projetos de pesquisa como esse, que é uma solução que foi desenvolvida dentro do laboratório (LACAR) para poder sanar um problema de saúde pública e financeiro do Estado e do Brasil inteiro”, salientou.

Uma outra startup presente no Sustentabilidade Capixaba é a Edukanet, que desenvolve materiais didáticos em português para deficientes auditivos. “A sociedade avançou em aprender a falar com os surdos. Nosso modelo é ensinar português para o surdo para que, por meio do aprendizado e do desenvolvimento da língua portuguesa, possa se inserir”, reiterou Cristiano Batista dos Santos, o CEO da startup.

Para ele, pessoas com deficiência auditiva têm dificuldades para se desenvolverem na escola. “As taxas de evasão escolar dos surdos são muito altas, porque eles consideram, muitas vezes, o ambiente escolar adequado para ele. Não há material para ele. Há o intérprete, mas quando tira o intérprete, ele sai da escola”, completou. 

Cristiano Batista destacou ainda a importância do Governo do Estado em apoiar iniciativas como a da Edukanet. “Existem necessidades na sociedade, processos que precisam ser melhorados, e o governo tem a importância e a relevância de fomentar isso. Muitas vezes, há iniciativas que são incríveis, mas elas, por si só, não têm a força para impulsionar e chegar no resultado”, acrescentou. 

Ex-alunos mostram o valor do Qualificar ES

Alunos egressos do Programa Qualificar ES estão na feira comercializando seus produtos que aprenderam a fazer nos cursos ofertados pelo programa. Uma delas é Mayara Silva de Souza, confeiteira e ex-aluna do curso Bolo e Suas Variações. Ela contou que as receitas de alguns doces que está vendendo tanto no empreendimento dela quanto no evento foram aprendidas nas aulas. 

“Eu já fazia doces e, no curso, fui aperfeiçoando o que já sabia. Também aprendi como criar uma empresa, como precificar e sobre gestão e apresentação do produto. Agora, com esse novo projeto do Qualificar (Empreendedor), a gente está tendo a oportunidade de divulgar melhor o trabalho”, contou Mayara Souza.

Outra ex-aluna presente no Sustentabilidade Capixaba é a Rebeca Caprini, que também está promovendo e comercializando os doces que aprendeu a fazer nas aulas do Qualificar ES. Dona do empreendimento Ateliê das Massas, ela utilizou muito do que aprendeu para aperfeiçoar seus conhecimentos em confeitaria e aplicou os métodos de empreendedorismo na venda de bolos e doces. 

Rebeca Caprini destacou a importância dos cursos do Qualificar ES e os benefícios que eles proporcionam. “É muito bacana essa atitude (ofertar cursos do Qualificar ES), porque muitas pessoas não têm oportunidade financeira, e o Qualificar ES vem, não só para você empreender, mas, psicologicamente, é como uma terapia. Você cria amizades e faz as coisas com carinho e com emoção”, disse.

O evento Sustentabilidade Capixaba será realizado até as 18 horas desta quarta-feira (28), na Praça do Papa, em Vitória.

Veja a programação do evento no site: https://sustentabilidadecapixaba.com.br/

Texto: Igor de Paula


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
(27) 99953-7923

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site