Governo do Estado e Renova lançam Programa de Inovação para a Bacia do Rio Doce
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação Renova, vai lançar, nesta terça-feira (03), o programa Sementes do Rio Doce, durante evento no Hub ES+, localizado no Centro de Vitória, a partir das 15 horas.
O Sementes do Rio Doce será desenvolvido nos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra, onde 50 startups serão escolhidas para participarem do projeto de aceleração, promovendo o desenvolvimento e fomento a negócios e ao empreendedorismo na região. Cada projeto vai receber R$ 100 mil.
“É importante destacar que o envolvimento das comunidades locais no desenvolvimento e implementação desses projetos fortalece o senso de pertencimento e o empoderamento social. Além disso, a aceleração de projetos inovadores tem o potencial de atrair novos investimentos para a região, aumentando o fluxo de recursos para iniciativas voltadas ao desenvolvimento dessas cidades”, avalia Luiza Medeiros, coordenadora do projeto.
Também fazem parte das ações a formação e a capacitação de empreendedores ao longo do desenvolvimento do Sementes do Rio Doce, com o objetivo de desenvolver nos novos empreendedores habilidades e conhecimentos específicos, que são essenciais para o sucesso de suas empresas, incluindo habilidades de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas Silva, o Sementes do Rio Doce abre novas oportunidades para moradores dos municípios contemplados se capacitarem, terem seus projetos financiados e serem acompanhados por uma aceleradora. “Estamos garantindo no Sementes que boas ideias saiam do papel para virarem grandes negócios no futuro. Um financiamento que pode mudar vidas e realidades nos municípios”, avalia o secretário.
Sementes
O Programa Sementes do Rio Doce faz parte das ações da frente de compensação aos municípios capixabas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. São objetivos do programa o aquecimento da economia na Bacia do Rio Doce; a realização de eventos para integrar ambientes de inovação no Estado, a formação de empreendedores e o estímulo à inovação, por meio de parcerias e integração dos ambientes de inovação.
Fundação Renova
Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do Rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo.
Ao estabelecer uma organização dedicada exclusivamente ao processo de reparação, também foi criado um modelo de governança robusto, com presença de mais de 70 entidades. As respostas para cada desafio são obtidas em conjunto, sendo que nenhuma parte envolvida tem controle sobre a decisão.
A Fundação Renova reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo e soma hoje cerca de 6 mil pessoas (entre colaboradores próprios e parceiros) trabalhando no processo de reparação, de Mariana à foz do rio Doce.
Serviço:
Lançamento do Projeto Sementes do Rio Doce
Data: 03/09/2024
Horário: das 15h às 19h
Local: Hub ES+, Praça Costa Pereira, nº 30, Centro de Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo/ Felipe Figueiredo
(27) 3636 – 1806