13/04/2023 13h40 - Atualizado em 14/04/2023 11h25

Governo do Estado anuncia investimento de mais de R$ 5 milhões em Cidade da Inovação.

Investimento será realizado por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

O Governo do Estado vai investir, por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), mais de R$ 5 milhões no projeto Cidade da Inovação, projeto que viabiliza ações inovadoras e de desenvolvimento econômico e social no plano regional e estadual. A decisão foi tomada após a 1ª reunião ordinária do comitê diretivo Fundo no qual o projeto foi deliberado, realizada nesta segunda-feira (10).

O investimento será direcionado à criação da plataforma na área onde se localizava os antigos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

O Funcitec foi criado pelo Governo do Estado para prestar apoio financeiro a programas e projetos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. O Fundo é administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, agradeceu a todos que participaram na reunião de anúncio do investimento e reiterou o compromisso da Cidade da Inovação para o Estado. “ O que esse projeto, essa nova plataforma pode proporcionar para o Estado é um passo em direção à inovação. Investir em ideias como essa pode potencializar e revitalizar a economia e o empreendimento regional e estadual”, enfatizou o secretário.

Para Jadir Pela, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), que está responsável pelo desenvolvimento da Cidade da Inovação, a área selecionada para a implementação da plataforma será devidamente desenvolvida e revitalizada. “Vamos fazer daquele espaço um espaço vivo, com muita atividade e muita gente, e transformar o Estado com as nossas propostas”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Arantes, participou da reunião e explicou sobre a importância do investimento para o desenvolvimento do Estado. "Esse investimento representa mais avanço e fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação. O empreendimento será, sem dúvida, um marco para o Espírito Santo que o tornará referência nas ações de fomento ao ecossistema. Isso é desenvolvimento econômico, turístico, cultural e sustentável para o Estado e para os capixabas", afirmou.

Cidade da Inovação

A Cidade da Inovação nasce com o conceito de ser uma plataforma que promove e dinamiza soluções transformadoras com a sociedade para o desenvolvimento humano, econômico e sustentável. A plataforma vai atuar com base em três componentes: incubadora/aceleradora; escola de inovação, para suprir qualquer necessidade de conhecimento que as empresas incubadas ou que queiram ter acesso a conhecimento de ponta tenham; e um centro de transferência de conhecimento e tecnologia, com acesso a tecnologias e conhecimentos de ecossistemas do mundo todo.

O Projeto Cidade da Inovação é gerido pelo Movimento Capixaba pela Inovação (MCI), ação conjunta e alinhada de atores locais para criar condições que estimulem a inovação no Espírito Santo, contribuindo para o surgimento de um novo ciclo econômico e de prosperidade para a sociedade capixaba.

Galpões da IBC se transformarão em Cidade da Inovação

Os antigos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizados na região central de Jardim da Penha, foram delegados ao Ifes e serão utilizados para a realização e desenvolvimento da plataforma de inovação e empreendedorismo, após anos de ociosidade. A cada ano serão novas 200 empresas incubadas em Jardim da Penha. Será um volume grande de negócios e projetos incubados, novos empreendimentos, pesquisas de desenvolvimento e inovação, articulação com o setor produtivo e organizações.

A estratégia foi criada a partir de cinco direcionadores: fortalecer a cultura institucional, por meio de um ambiente coletivo e colaborativo; promover transformações organizacionais, sociais, ambientais e econômicas, integrando a inovação à pesquisa, à extensão e às práticas de gestão; difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação; estabelecer parcerias com organizações regionais, nacionais e internacionais, tornando a Cidade da Inovação autossustentável; e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. O investimento estabelecido pelo Governo do Estado é em torno de R$ 5.450.303,32.

Assessoria de Comunicação da Secti

Heliomara Ribeiro Mulullo