19/11/2025 08h00

Empreendedorismo Feminino: Mulheres são maioria nos programas de formação e inovação capixaba

Foto: Bernardo Barbosa/SECTI

O Espírito Santo registra um dos maiores índices de participação feminina em programas públicos de qualificação profissional, inovação e empreendedorismo no país. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), nesta segunda-feira (17), em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, lembrado em 19 de novembro.

De acordo com o levantamento, as mulheres representam ampla maioria em iniciativas estratégicas do Governo do Estado. No Qualificar ES, maior programa de formação profissional do Espírito Santo, as mulheres somam 86,1% dos alunos dos cursos online e 79,3% dos alunos presenciais. Na Trilha de Inovação do QEmpreendedor, voltada ao desenvolvimento de pequenos negócios, o índice de participação feminina chega a 87,8%.

A presença feminina também é expressiva nos cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade Aberta Capixaba (UNAC) em parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Nas especializações em Educação e Direitos Humanos, Prevenção às Violências e Gestão em Saúde, por exemplo, as mulheres representam mais de 70% dos estudantes, chegando a 279 mulheres contra 36 homens na especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral.

Na educação profissional, o cenário se repete. Entre 2022 e 2025, os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) registraram 61% de matrículas femininas, inclusive em áreas antes dominadas por homens, como Mecânica, Automação Industrial e Eletrotécnica. Já o programa Formação Avançada, contabiliza 88,3% de mulheres entre os mais de 85 mil participantes.

No ecossistema de inovação e empreendedorismo, os resultados também impressionam. O programa Sementes registra 74% de startups lideradas por mulheres, enquanto as incubadoras vinculadas à Secti alcançam 51,6% de participação feminina entre 2021 e 2025. Nos laboratórios de inovação social do Governo, o Cocreation Social Lab tem 82,1% de mulheres inscritas.

Outro destaque é o SEEDES, programa de aceleração pública de startups. Nas edições 1.0 e 2.0, 23% das startups aceleradas são lideradas por mulheres, posicionando o Espírito Santo como referência nacional em inovação inclusiva. Além disso, quase metade da equipe envolvida no programa é feminina, garantindo diversidade e fortalecendo a construção de soluções inovadoras.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, esses resultados mostram como políticas públicas consistentes podem transformar realidades. “Quando abrimos as portas da formação e da inovação, as mulheres entram, lideram e elevam o padrão de desenvolvimento do Espírito Santo. Elas são protagonistas desse movimento e impulsionam o crescimento do Estado em todas as áreas”, destaca o secretário.

 

As ações são desenvolvidas com apoio e parceria das universidades públicas, Sistema S, aceleradoras, incubadoras, prefeituras e instituições que compõem o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Espírito Santo.

 

O secretário reforça o convite para que mais mulheres participem dos programas e cursos gratuitos do Governo do Estado, ampliando oportunidades de formação, empreendedorismo e inovação. “Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres capixabas tenham acesso a oportunidades reais de crescimento. Queremos ver ainda mais mulheres nos cursos, nos laboratórios, nas startups e na liderança dos novos negócios que estão moldando o futuro do Espírito Santo”, afirma Bruno Lamas.

 

Inscrições, editais e novas oportunidades estão disponíveis em: www.secti.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site