27/11/2025 14h19

COP 30: Secti reforçou protagonismo em ciência, inovação e sustentabilidade

O Espírito Santo teve destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que aconteceu entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Entre as representações do Estado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) cumpriu papel estratégico ao apresentar iniciativas que conectam pesquisa, inovação e políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à adaptação às mudanças climáticas.

Os servidores Victor Guedes e Luiz Fernando Schettino representaram a Secti no encontro. Schettino integrou o painel “Federalismo Ambiental e Cooperação Institucional para a Proteção da Amazônia”, que destacou as políticas públicas e ambientais e climáticas aplicadas no Espírito Santo, reconhecido nacionalmente por aliar desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e inovação.

Para ele, participar da delegação oficial do Espírito Santo na COP30 representou uma oportunidade histórica de mostrar que crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental podem caminhar juntos. O professor afirmou que foi a chance de apresentar ao mundo o exemplo de um Estado que acredita na ciência, investe em inovação e atua com responsabilidade climática, sempre sob uma liderança comprometida com um futuro sustentável, como a do governador Renato Casagrande.

Investimento em ciência e inovação

Com iniciativas integradas nas áreas de reflorestamento, energia limpa, economia circular e mobilidade sustentável, o Espírito Santo consolida-se como referência em políticas climáticas. A presença na COP30 reafirma o compromisso do Governo do Estado em alinhar crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. A Secti já investiu mais de R$ 57 milhões em projetos de ciência, tecnologia e inovação entre 2018 e 2023 e atualmente apoia mais de mil iniciativas de pesquisa aplicada, inovação e empreendedorismo sustentável, em sintonia com as diretrizes do Plano ES 500.

 Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a presença capixaba reforçou o protagonismo do Espírito Santo no debate climático global. “A participação do Espírito Santo na COP30 foi uma oportunidade de mostrar ao mundo como a ciência e a inovação são pilares para enfrentar as mudanças climáticas. O Estado levou experiências concretas, capazes de inspirar outras regiões. Nosso papel é transformar conhecimento em soluções que melhorem a vida das pessoas e protejam o futuro do planeta”, ressaltou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953

comunicacao@secti.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site