17/12/2021 18h01

Ações prioritárias para as microrregiões e Plano de Ação do DRS-ES serão apresentados em fevereiro

Integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS) das nove microrregiões envolvidas no Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) se reuniram, em votação direta, neste mês de dezembro, e escolheram as ações prioritárias para as microrregiões. A previsão é que a entrega do Plano de Ação para todas as microrregiões aconteça entre os meses de fevereiro e março de 2022, durante reunião presencial dos conselhos, para que seja apresentado o plano de ação para todas microrregiões.

Durante o processo de elaboração do Plano de Ação, conduzido em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foram priorizadas as demandas para cada eixo temático proposto pelo Projeto DRS, tais como: Ambiental, Econômico, Territorial, Social e Gestão Pública. Também foi feito o diagnóstico que apontou os principais desafios e potencialidades, identificando as vocações locais para o desenvolvimento sustentável de cada uma delas e os impactos que precisam ser considerados a partir dos projetos previstos (Planejamento Estratégico 2019-2022 e Projetos de Compensação Ambiental, entre outros).

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que o projeto DRS visa ao crescimento descentralizado e integrado das cidades, ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida dos capixabas. “O projeto DRS reúne dados decisivos para as regiões e será usado para nortear a direção que o Governo do Espírito Santo deve seguir e onde deve concentrar mais esforços. O governador Renato Casagrande é um defensor do desenvolvimento aliado à inovação e um trabalho deste porte, não se faz só”, disse.

Hoffmann prosseguiu: “o espaço de discussão do DRS é democrático e aberto à sociedade. Por isso, os conselhos têm representatividade e contam a participação de diversos segmentos. Ao identificar as demandas, vocações e potencialidades de cada microrregião do Espírito Santo a partir dos relatos de quem vive no local é possível propor e traçar ações mais assertivas para as localidades.”

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, pontuou que o momento é de agradecimento. “A partir dos encontros realizados pelos Conselhos CDRS, que reúnem representantes de diversos setores nas esferas pública, acadêmica, empresarial e também da sociedade civil organizada de cada microrregião envolvida, foram priorizados as questões e os desafios para o Plano de Ação. Temos que agradecer a todos que participaram conosco das reuniões. Estamos muito satisfeitos com este trabalho, porque foi uma construção conjunta e democrática. Assim, trabalhamos com as vocações das regiões e temos a certeza de que estamos no caminho certo. Este foi um pedido do governador Renato Casagrande para reduzir as desigualdades regionais”, destacou Meneguelli.

A coordenação dos Conselhos é realizada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).  A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) é responsável pela assistência executiva e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) exerce a função de órgão consultivo técnico aos CDRS.

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis