Workshop discute competitividade do Espírito Santo
A competitividade do Espírito Santo nas áreas de infraestrutura e logística foi tema do primeiro workshop do projeto ES Competitivo 2016, realizado na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Days Inn Hotel, em Linhares. O evento reuniu lideranças e especialistas para discutir estratégias para tornar a economia do Espírito Santo mais dinâmica e competitiva.
Durante abertura do workshop, o governador Paulo Hartung destacou que entre os pilares da competitividade estão o ensino de qualidade, infraestrutura e ambiente de negócios. Hartung detalhou que o Governo do Estado está empenhado na busca por soluções para avançar em entraves antigos como, por exemplo, as obras para modernização da BR 101 e do Aeroporto e Complexo Portuário de Vitória.
"Estamos vivendo em um mundo globalizado. Quando a economia vai para frente gera empregos, renda e oportunidades para sociedade. Quando a economia encolhe, afeta a vida de todo mundo. Esse debate aqui é importante para discutirmos o que devemos fazer para a economia rodar para frente e voltar a gerar oportunidades. Se consolidarmos os pilares básicos da competitividade, não tenho dúvida que os capixabas irão viver dias melhores e com mais oportunidades", destacou Hartung.
Hartung disse ainda que só aproveita as oportunidades do pós-crise quem organiza e aperfeiçoa os mecanismos de gestão. "Por isso os chineses enxergam a crise como oportunidade. Temos que aproveitar esse período desafiador para fazer o dever de casa e fazer uso intensivo das ferramentas de gestão", sugeriu.
Painéis
A palestra de abertura do ES Competitivo 2016 foi realizada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo. Ele abordou o tema “Desafios e Oportunidades”, a partir de um panorama geral da infraestrutura e logística capixaba, com foco em projetos da Região Norte.
“Não competimos só com o Brasil, competimos com o mundo e nosso desafio é grande, pois o Brasil está na 80ª posição do ranking mundial de competitividade. O Estado vem avançando na sua agenda de logística, energia e saneamento, mesmo em um momento de crise, mas precisamos ter uma agenda nacional porque muitos projetos envolvem vários estados e dependem do Governo Federal”, ressaltou o secretário.
Em seguida, houve dois painéis. O primeiro sobre “Sistema Portuário: Eficiência e Perspectivas”, com os palestrantes: Luiz Claudio Montenegro (diretor-presidente da Codesa) e Alexandre Kalil (gerente-geral de Logística da Arcelor Mittal).
O segundo painel foi sobre “Concessões e Parcerias Públicas e Privadas”, com os palestrantes: Leonardo de Castro (vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo) e Gesner Oliveira (PhD em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e sócio da consultoria GO Associados).
Além de Linhares, neste ano haverá mais dois workshops do ES Competitivo: um em Cachoeiro de Itapemirim e outro em Colatina. Ao final, haverá o fórum de fechamento do projeto, em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br.