18/07/2017 17h02 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Vila Velha e Cariacica são contempladas com 600 vagas de cursos gratuitos

Inscrições começam nesta terça (18) e terminam no próximo domingo (23)

Os moradores de Vila Velha e Cariacica que estão em busca de qualificação e nova geração de renda terão a chance de se profissionalizar gratuitamente por meio do projeto OportunidadES, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), por meio do Governo do Estado.

São 300 vagas ofertadas em cada município para diversos cursos, como almoxarife, administração de estoque e armazenagem, maquiador e porteiro, nos bairros Boa Vista, em Vila Velha, e Padre Gabriel, em Cariacica. “Fizemos uma pesquisa para descobrirmos o que os moradores de cada região estão buscando, e ofertamos os cursos com base nesta demanda. O objetivo é incentivar a economia criativa e levar oportunidades, de modo que as pessoas possam empreender e gerar renda.”, explica o secretário da pasta, Vandinho Leite.

Em Boa Vista, Vila Velha, os cursos são uma parceria entre o projeto e o programa Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). "São 2,1 mil vagas garantidas para cursos gratuitos que serão ofertados nas comunidades. Assim como Boa Vista está sendo atendida já foram beneficiadas as comunidades de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e de Novo Horizonte, na Serra. Mais três bairros também serão contemplados nas próximas semanas. Queremos garantir que todo jovem tenha a chance de desenvolver seus talentos", salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Inscrições

As inscrições para concorrer às vagas no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, podem ser realizadas apenas no site https://goo.gl/WumuvV. Já para bairro Boa Vista, em Vila Velha, os interessados podem se inscrever no https://goo.gl/ATQpoz e também no www.direitoshumanos.es.gov.br. O prazo de inscrições para as duas regiões termina no dia 23 de julho.

Cursos

O bairro Padre Gabriel, em Cariacica, vai receber oito cursos que serão ofertados no CRAS do bairro e na EMEF Renascer, conforme tabela abaixo:

ESPAÇO

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

Padre Gabriel, Cariacica.

DOCES PARA FESTA

MANHÃ

PANIFICAÇÃO

PANIFICAÇÃO

MANHÃ

MAQUIADOR

PREPARAÇÃO DE SALGADOS

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS

CUSTOMIZAÇÃO: TRANSFORMANDO ROUPAS VELHAS EM PEÇAS NOVAS

TOTAL DE VAGAS

300

Já em Boa Vista, Vila Velha, as inscrições também estão abertas para oito cursos que serão oferecidos nas escolas Municipal Mikheil Chequer e Estadual Geraldo Costa Alves, de acordo com a tabela abaixo:

ESPAÇO

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

Boa Vista, Vila Velha.

MIKHEIL CHEQUER

MIKHEIL CHEQUER

RECEPCIONISTA

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM

MAQUIADOR

UNHAS DECORATIVAS

CUSTOMIZAÇÃO: TRANSFORMANDO ROUPAS VELHAS EM PEÇAS NOVAS

TOTAL DE VAGAS

300

Aulas

Cada curso terá uma turma, com 30 vagas, e carga horária de 40 horas/aula. As aulas serão ofertadas pela Secti (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Padre Miguel, Cariacica, serão realizadas no CRAS do bairro e na EMEF Renascer e em Boa Vista, Vila Velha, também ocorrerão em dois locais: Nas escolas Municipal Mikheil Chequer e Estadual Geraldo Costa Alves.

A matrícula será realizada na primeira aula, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.

Para a confirmação da matrícula é necessário que os classificados compareçam à aula inaugural de cada região.

Resultado

As listas dos classificados e suplentes para Boa Vista, Vila Velha, serão divulgadas no dia 26 de julho, nos mesmos sites de inscrição (www.oportunidades.es.gov.br e www.direitoshumanos.es.gov.br). E o resultado do bairro Padre Gabriel, em Cariacica, será disponibilizado apenas no portal do projeto OportunidadES.

Requisitos

São pré-requisitos para concorrer a uma das 300 vagas em Boa Vista, Vila Velha, ter 16 anos de idade, residir no município onde o curso será realizado, ter Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas. Já para se candidatar a uma das 300 vagas no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, é necessário ter 16 anos.

Após o período das inscrições será iniciado o processo de classificação, utilizando-se critérios e pontuações previamente definidos, resumidos na tabela abaixo. A classificação se dará a partir da maior nota geral (soma dos pontos) em ordem decrescente até completar o número total de vagas por curso e turno.

Veja abaixo a tabela:

Critérios