22/12/2017 14h19 - Atualizado em 10/06/2021 12h51

Viana e Vila Velha recebem formaturas do OportunidadES

Foram formadas mais 870 capixabas pelo projeto, nas duas cidades 

 

Alunos de Alvorada, em Vila Velha e Viana, celebraram a formatura dos cursos profissionalizantes gratuitos do Projeto OportunidadES, na noite dessa quinta-feira (21). O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e já ofertou aproximadamente 68 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos presenciais e a distância para a população capixaba. 

A solenidade formou 230 pessoas no bairro Alvorada, 189 capixabas em Marcílio de Noronha e 453 moradores de Viana, totalizando 872 novos profissionais que, a partir de agora, estão aptos para atuarem em diferentes áreas do atual mundo do trabalho. Administração de Estoque e Armazenamento, Almoxarife, Auxiliar de Logística e Produção, Bordado Livre, Decoração de Festas, Inglês Intermediário, Panificação, Maquiador, Porteiro e Recepcionista foram os cursos oferecidos pelo OportunidadES. 

Priscila Laurete Araújo, de 36 anos, é técnica em enfermagem e formou no curso de Auxiliar de Secretaria Escolar, na oferta em Alvorada, para conseguir um emprego. “Gosto dessa área, apesar de ser distinta da minha formação profissional. Estou desempregada e preciso trabalhar, por isso escolhi faze esse curso. Acredito que será mais fácil de conseguir um emprego nessa área”, comentou a formanda. 

Todos os alunos tiveram aulas com os professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A escola técnica também certificou os estudantes. O secretário da Secti, Vandinho Leite, participou da formatura e parabenizou todos os formandos: “É gratificante ver tantas pessoas concluindo os cursos e recebendo os diplomas de novas profissões que poderão ser a chance de um futuro melhor no mundo do trabalho. Desejo a todos vocês muito sucesso na nova jornada que se inicia com o novo ofício. Parabéns, formandos”, destacou o secretário. 

Ilma Santos da Silva, de 23 anos, é formada em pedagogia e recebeu o diploma por concluir o curso de customização de roupas no projeto. Ela participou da oferta de Viana e tem boas expectativas de gerar renda com o aprendizado.  “Adorei o curso! A professora foi maravilhosa e passou várias técnicas diferentes para nós. As aulas foram muito além do que esperava. Estou muito feliz em me formar e animada em trabalhar”, falou a jovem. 

O Projeto OportunidadES encerrou o calendário letivo de 2017 com o total de 68.113 vagas oferecidas gratuitamente a população capixaba, na modalidade presencial e a distância. O projeto esteve em 47 bairros da Grande Vitória com aulas presenciais e ainda possui diversas turmas estudando. Mais capixabas receberão seus diplomas até o final de dezembro. 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Inayá Borges Selvatice

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site