25/08/2017 17h08 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Vale Encantado, em Vila Velha, recebe aula inaugural do OportunidadES

Foto: Assessoria/Secti

Evento foi sucesso no bairro e reuniu cerca de 300 moradores

 

Chegou a vez dos moradores de Vale Encantado, em Vila Velha, receberem a aula inaugural do OportunidadES. O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (24), na igreja Batista Renovada. Ao todo, 852 pessoas se inscreveram nos cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos aos moradores dos bairros.

Gabriela Miranda da Silva, de 20 anos, é mãe de uma bebê de cinco meses e hoje trabalha como operadora de caixa. O marido, Felipe Barcelos do Espírito Santo, de 20 anos, também é operador de caixa, mas está desempregado há cerca de um ano. Ambos souberam dos cursos do OportunidadES no bairro pelo site do projeto e se inscreveram. Gabriela vai começar a estudar para ter a profissão de Auxiliar de Rotinas Administrativas e o marido para se tornar Porteiro. 

“Hoje o sustento da minha família vem do meu trabalho como operadora de caixa, mas eu preciso melhorar meu salário. Por isso me cadastrei no curso. Quero mudar de profissão para conseguir um emprego melhor e mudar de área”, falou Gabriela.

O marido, Felipe, explicou que se inscreveu no curso de Porteiro com o mesmo objetivo da esposa: ajudar na renda da casa. “Preciso voltar a trabalhar e acho que a área de portaria está melhor do que a que eu trabalhava antes”, comentou Felipe.

Aprender a maquiar, decorar festas e cuidar de idosos, foram algumas outras opções disponíveis aos moradores de Vale Encantado. No total, 300 vagas em dez opções de cursos foram oferecidas. As aulas serão ministradas em dois locais: na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joffre Fraga e na Igreja Batista Renovada do Vale.

O OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Em apenas quatro meses, o OportunidadES se tornou um sucesso com mais de 30 mil vagas já ofertadas. A meta é alcançar 40 mil até o final do ano.

“O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site