04/08/2016 15h12 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Ufes e Emescam são selecionadas em programa de internacionalização

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) foram as instituições de ensino superior do Espírito Santo que tiveram propostas para sediarem cursos presenciais de curta duração dentro do Programa Researcher Connect. O programa, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), visa o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores de qualquer formação acadêmica.

Na Ufes, o programa está sob a coordenação da professora Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi, da Coordenação de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais, do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGEL) e de Educação (PPGE). Na instituição, os módulos interativos para pesquisadores, com foco no desenvolvimento de habilidades para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais, serão realizados entre os dias 21 e 23 de setembro.

Para a professora, a oportunidade oferecida pela Fapes é extremamente importante. “Minhas expectativas são de melhorar a internacionalização da Ufes por meio da capacitação docente estratégica”, explicou.

Já na Emescam, as atividades serão desenvolvidas entre os dias 26 e 28 de setembro, sob a coordenação da professora Flavia Imbroisi Valle Errera, que também é Coordenadora de Relações Internacionais da instituição. De acordo com Flávia, é a segunda vez que a Emescam é selecionada em 2016. Na primeira oportunidade, os módulos do curso aconteceram em março.

“Os benefícios são inúmeros e são observados na desenvoltura na comunicação oral e escrita em inglês, no uso das técnicas para melhorar a clareza, a concisão e vários outros aspectos dos artigos e projetos científicos. Estamos convencidos que fomentar a internacionalização é um dos propulsores da qualidade da formação e transformação do conhecimento, bem como da forma como o produzimos. Isso envolve cada vez mais uma forma de pensar globalizada, mais dependente de intensificação da interação e cooperação científica entre educadores, pesquisadores, instituições de países diferentes”, disse.

No estado, o programa é desenvolvido pela Fapes, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio de convênio firmado com o Newton Fund Professional Development & Engagement Programme (Fundo Newton), desenvolvido, no Brasil, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Britânico.

Instituições de outros 12 estados também foram selecionadas pelo programa. Entre os estados participantes estão Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A intenção do Fundo Newton é construir, entre o Reino Unido e o Brasil, colaborações em pesquisa e inovação que possuam relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do País e do Espírito Santo.

Os cursos do Programa Researcher Connect são realizados para treinar no mínimo 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar. No processo de seleção foram analisados aspectos do desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Sobre os participantes dos cursos

Todos os participantes que serão selecionados pela Ufes e Emescam deverão se comprometer com o comparecimento nos 3 dias do workshop. A ausência em qualquer um dos dias do workshop acarretará na exclusão do participante e impedirá o recebimento do certificado ao final do curso.

Idioma

Os cursos serão ministrados em inglês.

 

Organização do curso

As instituições selecionadas serão responsáveis pelo planejamento e pela organização do curso, apoiados pelas diretrizes do Conselho Britânico. A não disponibilidade de salas ou equipamentos necessários – especificados nos guidelines enviados ao coordenador de curso – para a realização do curso acarretará da exclusão da instituição da chamada.

Processo de seleção de participantes nos cursos

Após o processo de seleção das instituições, os coordenadores do curso serão responsáveis pela seleção de participantes, sob a orientação do Conselho Britânico.

Critérios de elegibilidade de participantes:

As chamadas para os participantes deverão ser abertas e divulgadas por meio dos canais de comunicação de cada instituição. Coordenadores são encorajados a identificar e empregar canais alternativos de comunicação para o sucesso do curso.

Pesquisadores recrutados para participar do curso deverão ser estudantes de doutorado, pós-doutorado ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação).

Os participantes deverão demonstrar padrão nível B2 de proficiência na língua inglesa, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência. Participantes que não demonstrarem este nível de proficiência não serão elegíveis. Dado que alguns campos de pesquisa são dominados por um gênero específico, é requisito do curso que seja mantido o equilíbrio de gênero de modo a promover a diversidade e a assegurar que nenhum participante seja excluído dos cursos por motivos étnicos, de gênero, crença religiosa, orientação sexual ou deficiência.

Relatório do Conselho Britânico, Monitoramento e Avaliação dos Cursos Realizados

Aos coordenadores de curso é solicitada a submissão de um relatório final dentro de 30 dias após o término da formação. O modelo de relatório final será enviado aos selecionados e incluirá uma parte narrativa, além de uma seção de informações sobre os participantes. Ademais, o coordenador de curso deverá prestar contas de acordo com os procedimentos de cada FAP. Também é solicitado aos coordenadores de cursos o envio da relação de despesas alocadas pela contrapartida brasileira, assim como os respectivos comprovantes de pagamento.

Os coordenadores deverão assegurar que todos os participantes preencham os questionários de avaliação ao final do curso, e serão responsáveis por enviar as versões físicas ao escritório do Conselho Britânico em até 30 dias após o término do curso. Os coordenadores também serão responsáveis por incentivar que os participantes preencham o questionário online pré-curso que será enviado uma vez confirmada a lista de presença.

Resultados e benefícios em longo prazo

Coordenadores deverão destacar os resultados específicos planejados do curso. Deverão, também, explorar quaisquer benefícios de longo prazo que surgirem, levando em consideração possíveis beneficiários e como afetá-los e descrevendo as ações a serem tomadas para garantir que tal impacto potencial seja atingido.

Processo de seleção dos candidatos (coordenadores dos cursos):

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas:

  1. O British Council receberá as propostas e as enviará às respectivas FAPs
  2. Cada FAP sediará um painel de revisão e fará a decisão final acerca de quem e quais propostas receberão financiamento, segundo suas próprias regras para análise de mérito científico das propostas.

Os candidatos selecionados serão notificados de duas a oito semanas após o término da chamada, podendo, a partir daí, dar encaminhamento à realização dos cursos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fapes

Jornalista Me Lucyano Ribeiro – (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site