21/06/2016 14h42 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Tudo pronto para a IX Feira de Cursos do CEET Vasco Coutinho

A IX Feira de Cursos é um dos momentos mais aguardados por alunos, professores, coordenadores e pela equipe pedagógica do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha. O evento acontece nesta quarta-feira (22), das 8 às 21 horas, no próprio CEET, com entrada gratuita. O CEET é vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e deve receber cerca de cinco mil visitantes interessados em ingressar nos cursos técnicos ofertados pela instituição.

Quem for ao evento vai ter a oportunidade de conhecer 35 projetos desenvolvidos por alunos dos 10 cursos técnicos ofertados pela escola, além de um estande voltado para o novo curso técnico em Gastronomia. Os trabalhos foram produzidos com orientação e supervisão de professores e coordenadores dos cursos, que estarão à disposição dos visitantes que quiserem esclarecer dúvidas, saber sobre a atuação no mercado de trabalho, conhecer as instalações da escola, trocar experiências e obter informações sobre o processo seletivo.

Segundo a diretora do CEET, Solange Maria Batista de Souza, a feira abre as portas da escola para a comunidade. “Durante o evento recebemos estudantes de todo o Estado interessados em conhecer nossa estrutura, a dinâmica dos cursos e esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho. Toda a nossa equipe está envolvida na organização da feira e a interação entre os cursos e os turnos é fundamental para o sucesso da 9ª Feira de Cursos. Vamos ter um estande exclusivo com informações sobre o novo curso de Gastronomia”, disse.

Para a secretária interina da Secti, Camila Dalla Brandão, é um orgulho ter o primeiro curso técnico em Gastronomia do Estado. “A criação do curso será fundamental para a geração de renda, já que nossos alunos poderão entrar no mercado de trabalho com seu próprio negócio. O Espírito Santo tem um potencial turístico ligado à gastronomia e o curso será uma maneira de enriquecer e fortalecer nossas tradições culinárias, que receberam influência das cozinhas italiana, alemã, portuguesa, entre outras. Além disso, vamos conseguir atender à demanda de mão de obra qualificada neste segmento”, afirma.

Processo Seletivo

O CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, oferece 10 cursos técnicos: Administração, Comércio Exterior, Eventos, Gastronomia (novo), Informática, Multimídia, Produção de Moda, Programação em Jogos Digitais, Modelagem do Vestuário e Rádio e TV. Para concorrer a uma vaga, os interessados deverão se inscrever até o dia 27 de junho pelo site da Secti: www.sectti.es.gov.br. As inscrições e os cursos ofertados são gratuitos.

Quem pode concorrer?

Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio regular ou Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEEJA), em qualquer rede de ensino (pública ou privada) e estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio, desde que assinem um termo de compatibilidade de horário, no ato da matrícula. A nota de seleção é baseada no histórico do ensino médio dos estudantes (disciplinas de português e matemática). A previsão é que as aulas iniciem no dia 25 de julho.

Projetos da IX Feira de Cursos do CEET Vasco Coutinho:

- Apresentação de trabalhos técnicos da disciplina de Empreendedorismo.

- Oficina de Orientação Vocacional aplicada pelos alunos.

- Apresentação das Miniempresas.

- Administrando o aproveitamento integral de alimentos

Comércio Exterior

- Apresentação de trabalhos técnicos da disciplina de Empreendedorismo.

- Oficina de Orientação Vocacional aplicada pelos alunos.

- Apresentação das Miniempresas.

- Administrando o aproveitamento integral de alimentos.

- EcoChá & Gastronomia Sustentável.

- Projeto Empreendedor: Atitude Produtora - " Seu Sonho é o nosso Desafio".

- Produção de Forminhas para Doces Finos.

- Boate Modulum e Open Bar.

- Receptivo do Evento.

Informática

- Estufa de plantio e cultivo, controlada por plataforma de prototipagem eletrônica e “Reinova”.

- Sistema de iluminação a partir de energias renováveis.

- Cadeira multissensorial com realidade virtual.

Modelagem do Vestuário

- Exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos.

- Apresentação do projeto “Costurando Para Cobrir Vidas”.

- Oficina de estamparia.

Multimídia

- Exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos.

- Videomapping com apresentação do curso.

- Estúdio de fotografia para produção de fotografias com molduras e Gif animado.

- Espaço multimeio.

- Agência multimídia interativa.

Produção de Moda

- Estúdio de fotografia.

- Oficina de consultoria para valorização das formas do corpo.

Jogos Digitais

- Jogo transmídia: jogo de tabuleiro, que conversa com jogo de computador/celular e também com revista em quadrinhos.

- Jogos desenvolvidos por alunos e ex-alunos.

Redes de Computadores

- Recipiente de conservação de alimentos “Ecogelando”.

- Sistemas de identificação de cédulas falsas.

- Aplicativo para comparação de preços entre supermercados.

Rádio e TV

- Os visitantes terão oportunidade de ver o funcionamento do curso nos ambientes de rádio e vídeo.

- Projeção de demonstração de pequenos trechos de trabalhos já produzidos pelos alunos.

- Apresentação do projeto “Por que não?”, que tem como finalidade possibilitar que o aluno de necessidades educacionais especiais tenha oportunidade de trabalhar mesmo com suas limitações a estética, o enquadramento de câmera, a composição e a edição de imagem.

- Simulação de um estúdio virtual, onde serão usadas câmeras que vão permitir aos alunos estudarem fora do ambiente escolar.

Vagas e carga horária dos cursos técnicos do CEET Vasco Coutinho:

Gastronomia:

Vagas: 40 vagas

Multimídia

Rádio e TV

Modelagem do Vestuário

Produção de Moda

Vagas: 75 vagas

Comércio Exterior

Vagas: 30 vagas

Vagas: 90 vagas

Carga horária: 800 horas (diurno) 900 horas (noturno)