14/06/2018 15h48 - Atualizado em 10/06/2021 12h36

Subestação de Guriri é inaugurada

Foi inaugurada nesta quinta-feira (14), a Subestação de Energia Elétrica Guriri, construída pela EDP no balneário de São Mateus. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a subestação vai beneficiar mais de 40 mil habitantes.

O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung, do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, do diretor da EDP no Espírito Santo, João Brito Martins, entre outras autoridades.

O governador Paulo Hartung destacou que os investimentos da EDP Escelsa são importantes para garantir abastecimento energético da região. Hartung comemorou o investimento de R$ 5 milhões na subestação de energia e os R$ 120 milhões no Linhão de Energia que interliga Linhares a São Mateus. O governador afirmou que o abastecimento energético é elemento básico para o Estado conseguir dinamismo e diversificação econômica.

“Precisávamos reforçar o sistema de energia de Guriri que é uma potência turística de nosso Estado. No último verão, estive aqui e encontramos turistas capixabas, mineiros, baianos e capixabas. Guriri faz uma convergência com gente de toda parte e, neste sentido, temos que garantir infraestrutura. Energia é alavanca de desenvolvimento. Essa nova subestação suporta o atendimento de 40 mil habitantes. Além disto, o Linhão de Linhares e São Mateus vai dar segurança energética regional e melhorar o abastecimento. Precisamos permanentemente melhorar a infraestrutura que é um elemento básico para desenvolvimento do nosso Estado”, ponderou Hartung.

A Subestação de Guriri é inteiramente automatizada, sendo monitorada remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), localizado em Carapina, na Serra. É a partir do COS, operando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo. Dessa central também é possível monitorar, em tempo real, a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da EDP, e ainda, prover suporte de análise metrológica.

“A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda e assegurar o crescimento econômico do Estado, garantindo o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, destacou.

Linha de transmissão

Aproveitando a ida a São Mateus, o governador Paulo Hartung visitou obras da linha de transmissão da EDP no município.

Com um investimento de R$ 116 milhões, a linha de transmissão de 230/138kv foi projetada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para mitigar a sobrecarga do sistema existente de suprimento à Região Norte/Nordeste do Espírito Santo no curto prazo.

A obra consiste na construção de linha de transmissão entre as subestações Linhares II / São Mateus II, ampliação da subestação Linhares II e construção da nova subestação São Mateus II.

A previsão de conclusão das obras é até agosto de 2020, e aproximadamente 500 mil habitantes capixabas serão beneficiados.

Assessoria de Comunicação da Sedes

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537