25/11/2020 17h54 - Atualizado em 10/06/2021 13h03

Solidariedade e empatia mobilizam alunos do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva

Com arrecadação de lacres de latas de alumínio, alunos conseguiram fazer doação de cadeira de rodas para instituição asilar do município. 

Em tempos de pandemia da novo Coronavírus (Covid-19) e isolamento social, os alunos dos quatro cursos técnicos oferecidos no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva – Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho –  se uniram em uma ação para fazer a diferença na vida de pessoas idosas e carentes, que perderam a mobilidade.

O Projeto “Junte Lacres e Transforme Vidas”, idealizado pela coordenadoria do Curso Técnico em Mecânica, começou a ser desenvolvido no final de 2019. Alunos, professores e colaboradores do CEET Talmo Luiz Silva foram mobilizados em uma ação para arrecadar lacres de latas de alumínio, que posteriormente foram vendidos para a aquisição de uma cadeira de rodas. 

A arrecadação aconteceu em vários pontos do município de João Neiva e região, envolvendo não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral, já que comerciantes, donos de bares, lanchonetes e restaurantes foram convidados a fazer doações ao Projeto. Mensalmente, a escola promovia uma competição interna entre os cursos para estimular os alunos a participarem do projeto. No encerramento, o curso que arrecadasse a maior quantidade de lacres indicaria a instituição beneficiada com a cadeira de rodas.

Para Natiele Vitoria Campos, aluna do curso Técnico em Mecânica, tão importante como o seu envolvimento e dos colegas foi o apoio e a participação dos professores e colaboradores da escola. “Com essa ajuda e o esforço de todos, foi mais rápido atingir a meta e adquirir a cadeira de rodas. Fiquei imensamente feliz de participar do projeto e com a iniciativa da escola”, disse Natiele Campos.

O aluno Marcus Gomes de Macedo, também do curso Técnico em Mecânica, se sentiu realizado com a iniciativa. “O meu sentimento é de gratidão, pois ao contribuir um pouco com o projeto, eu ajudo na construção de um mundo melhor”, comentou.

O Projeto “Junte Lacres e Transforme Vidas”, que foi concluído neste mês de novembro, se manteve ativo mesmo durante a quarentena provocada pela pandemia. Ao final, foram arrecadados 100 kg em lacres, que foram vendidos totalizando R$ 475,00. O valor foi revertido para a compra de uma cadeira de rodas, que vai fazer a diferença para um asilo de idosos, responsável pela por dar um tratamento digno a todos os internos.

Entidade escolhida

A instituição escolhida pelo curso Técnico em Administração, que foi o que venceu a competição, foi o Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto, localizado no Bairro Itaputera, em Aracruz. A diretora do Asilo, Gilda Lino de Amorim, informa que a instituição é filantrópica e sobrevive de doações. Hoje, eles abrigam 40 internos, entre homens e mulheres, sendo 14 deles com dificuldade de mobilidade.

A instituição tem seis cadeiras de banho, que precisam ser substituídas a cada três meses, e 14 cadeiras de rodas que deveriam ser trocadas a cada ano, por conta do desgaste. Mas nem sempre é isso acontece. Para Gilda Amorim, essa entrega do CEET Talmo Luiz Silva é muito importante, pois uma doação sempre incentiva outra e assim eles podem substituir os equipamentos gradativamente e oferecer sempre um material de qualidade para os idosos residentes.

A entrega da cadeira de rodas, doada pelo CETT de João Neiva, ocorreu nessa segunda-feira (23). A coordenadora do curso de Administração, Iandra Gasparine, esteve na instituição Recanto do Ancião, acompanhada de uma professora e da pedagoga do CEET. Eles fizeram a entrega na entrada do asilo, respeitando a todos os protocolos de distanciamento social, já que os idosos estão no grupo de risco da Covid-19.

Para Iandra Gasparine, o projeto “Junte Lacres e Transforme Vidas” foi um sucesso, pois conseguiu sensibilizar toda comunidade estudantil do CEET e fazer uma importante entrega: uma cadeira de rodas. “Em instituições como o Recanto do Ancião, as cadeiras quebram e uma cadeira nova faz a diferença na hora em que isso acontece. Estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa”, enfatiza a coordenadora do curso de Administração.

Ela informou, ainda, que as latinhas arrecadadas na ação foram doadas para o projeto social Crubixá J.H.J., criado em 2006, e que já atendeu a 1.400 crianças e adolescentes em situação de risco, com atividades pedagógicas, esportivas, culturais, artesanais e também atendimento psicossocial. Iandra Gasparine acrescenta informando que o projeto desperta nos alunos o senso de responsabilidade social e ambiental.

Texto: Waleska Merçon

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site