24/10/2019 17h23 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Sete conselhos regionais já definiram temas prioritários para o desenvolvimento

Paulo Menegueli é subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional

Sete conselhos regionais, que compõem o Plano Regional de Desenvolvimento do Estado, já definiram os temas prioritários para o desempenho de ações nas microrregiões a que pertencem. Nesta quinta-feira (24), a microrregião do Rio Doce definiu priorizar os assuntos relacionados à infraestrutura rural e urbana, segurança, ampliação e modernização econômica.

Na microrregião central sul o enfoque será para a infraestrutura, logística, fortalecimento das cedais produtivas e saúde; no litoral sul ganham destaque o turismo, a infraestrutura e os recursos pesqueiros; no Caparaó os temas que sobressaíram foram turismo e meio ambiente; na sudoeste serrana os temas serão turismo e agronegócio. Já a microrregião central serrana desempenhará ações para o fortalecimento da segurança hídrica e infraestrutura rural; e a microrregião centro oeste terá como temas a infraestrutura, a segurança hídrica e a infraestrutura rural.

Após a definição dos temas, foram formadas câmaras temáticas para a formulação de propostas que deverão ser apresentadas nas próximas reuniões de cada conselho. Posteriormente, também serão definidos objetivos estratégicos e construção de planos de ação para o desenvolvimento econômico e social local.

O subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional e coordenador do Plano, Paulo Mengueli, destaca a importância das ações executadas pelos conselhos para o crescimento de cada microrregião. “As câmaras temáticas dos conselhos possuem a atribuição de identificar quais são os desafios e os gargalos referentes ao tema escolhido na região, e quais estratégias serão adotadas para superá-los. Trata-se de uma realização conjunta envolvendo o Governo, representantes do poder público municipal, o Legislativo Estadual, iniciativa privada e entidades sociais”, explica.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de Governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Ao todo, nove conselhos regionais foram implantados nas microrregiões que compõem o Espírito Santo. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios da região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger