25/07/2017 16h03 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Serra Dourada II recebe aula inaugural do projeto OportunidadES

Mais de 1.400 moradores da região se inscreveram nos oito cursos ofertados

Aconteceu nesta segunda-feira (24) a aula inaugural de oito cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo projeto OportunidaES, no bairro Serra Dourada II, na Serra. O evento ocorreu na Igreja Comunidade Restaurando Vidas (Antiga Igreja Calvário em Serra Dourada I).

O secretário Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite, ministrou a aula e explicou aos estudantes o que é o projeto OportunidadES: “Nos últimos anos aconteceu uma transição no mercado de trabalho e no perfil do trabalhador. Em todo o mundo teve queda no emprego formal e no Brasil não foi diferente, devido principalmente à grave crise econômica. E para driblar essa má fase nós trabalhamos para qualificar profissionalmente, de forma gratuita, a população capixaba, para que o cidadão possa ter a escolha de mudar de vida com uma nova profissão”.

Foram oferecidas 300 vagas em Serra Dourada II e os cursos de maior interesse foram os de: Maquiador, auxiliar e logística e produção, almoxarife, recepcionista e porteiro. Mais de 1.400 moradores da região se inscreveram para os oito cursos oferecidos com o foco na geração de emprego e renda. Foi o caso da dona Ana Farzolo, costureira de 45 anos, que se inscreveu para o curso de porteiro com o objetivo de realizar o sonho de trabalhar por conta própria: “Sou costureira há mais de 20 anos e sempre quis trabalhar para mim, mas para isso preciso de capital. Por isso decidi fazer esse curso. Quero trabalhar de carteira assinada como porteiro e juntar dinheiro para poder abrir minha própria empresa de costura”.

O OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e já ofertou mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil.

Aulas

As aulas tiveram início nesta segunda-feira (24) na Igreja Comunidade Restaurando Vidas e continuarão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francisca Peixoto Miguel em Serra Dourada II, na Serra. Ao término de cada curso, todos os alunos serão certificados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET).

Confira a tabela com cursos e horários:

  

Seleção

A seleção foi feita conforme informações disponíveis no edital no site (www.oportunidades.es.gov.br), como preenchimento obrigatório do cadastro corretamente, ter idade mínima de 16 anos, e residir no município/bairro onde o curso será realizado.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

palloma.souza@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site