24/07/2015 14h01 - Atualizado em 10/06/2021 12h30

Seminário discute impactos dos investimentos anunciados para o Espírito Santo

A nova carteira de investimentos anunciados para o Estado foi tema do seminário "Impactos da Nova Carteira de Investimentos no Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo", realizado pela Faesa nesta quinta-feira (23), no auditório da instituição. O evento contou com a presença dos secretários de Estado Evaldo Martinelli, Régis Mattos e José Eduardo Azevedo, da diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Andrezza Rosalém, além de representantes do setor produtivo, como ES em Ação e Fetransportes, e do meio acadêmico, como o superintendente da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro.

Para Andrezza Rosalém, o objetivo principal da carteira, desenvolvida pelo IJSN com apoio da Secretaria de Estado Desenvolvimento (Sedes), é sinalizar as tendências gerais da economia do Estado. " O levantamento mostra a trajetória dos investimentos, indica os setores mais atrativos e os aspectos regionais. Como se trata de investimentos anunciados, temos na carteira investimentos já em execução, mas também em oportunidades, que podem se concretizar ou não. Outro ponto importante sobre a metodologia é que estamos falando de uma carteira de 2014-2019, todo levantamento de dados acaba tendo um atraso em relação ao momento que vivemos. Com o fechamento desta carteira, iniciamos um trabalho de revisão e alteração da metodologia, utilizada desde 2002. Em 2016 teremos uma nova versão da carteira de investimentos anunciados", pontuou.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destacou como o Governo do Estado tem atuado para superar o período atual. "Estamos vivendo um tempo desafiador, mas nosso trabalho tem sido no sentido de pavimentar bases sólidas para atravessarmos esta crise mantendo o equilíbrio fiscal do Estado. Nosso planejamento também tem o objetivo de fazer com que o Espírito Santo recupere sua capacidade de investir com recursos próprios e volte a trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável".

Apresentações

A carteira para o período de 2014 a 2019 é de aproximadamente R$ 80, 8 bilhões e foi apresentada pela diretora de estudos e pesquisas do IJSN, Ana Carolina Giuberti. Em seguida o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, falou sobre os desafios para o desenvolvimento.

"As informações que recebemos são consequência do quadro que estamos vivendo, mas também apontam indicadores para melhorar o trabalho do Governo do Estado. Contemplam duas frentes: reduzir ao maximo os impactos do desemprego e olharmos as perspectivas futuras. Ao mesmo tempo que trabalhamos essa agenda de impacto, temos que olhar pra frente e trabalhar para termos um estado competitivo em todas as frentes para retomar o crescimento. É certo que temos controle restrito sobre algumas variáveis, mas temos que trabalhar por um melhor ambiente de negócios, pela desburocratização, novas linhas de financiamento, gerenciar os incentivos fiscais, atuar numa diplomacia mais ativa possível. Nossas qualidades não vão se perder durante a crise. Nosso olhar deve ser realista, mas temos que seguir em frente e criar bases melhores para o desenvolvimento futuro. Os dados mostram que o ES tem perspectivas de superar esse momento. Dificilmente um estado do nosso tamanho tem uma carteira com essas oportunidades. Boa parte dessas oportunidades ainda nao estão concretizadas, mas o lado positivo é que ninguém tem falado em desistir do investimento. Já estamos trabalhando para reestruturar as bases para crescermos de forma sustentavel", disse.

O coordenador do Comitê de Inserção Competitiva do ES em Ação, Durval Vieira, encerrou as apresentações com uma visão do setor produtivo.

Após as apresentações, foi aberto espaço para debate entre os participantes.

A apresentação da carteira de Investimentos Anunciados para o Espírito Santo 2014-2019 está disponível em www.ijsn.es.gov.br.

Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
Betina Guimarães
Tel.: (27) 3636-8066 / (27) 99892-5291
E-mail: comunicacao@ijsn.es.gov.br