08/03/2019 10h23 - Atualizado em 10/06/2021 12h54

Dia da Mulher: Mulheres dominam a Secti e se destacam na carreira profissional

Foto: Edson Reis/Ascom Secti

Mais da metade da equipe da Secretaria é composta por mulheres

Dos 62 servidores da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), 45 são mulheres. Ou seja, mais da metade dos servidores da Secretaria é de meninas e mulheres, que se empenham e trabalham para desenvolver bons projetos e ações para a sociedade capixaba.

Entre elas está Carla Geovana de Castro que desempenha a função de subgerente de Educação Profissional da Secti. Carla trabalha na secretaria há oito anos, é funcionária efetiva e Mestre e Doutora em Educação.

“Tive muitas dificuldades na vida para ter minhas conquistas profissionais. Tive que limitar meu tempo entre trabalho, estudos e família. Para concluir o meu doutorado, eu estudei em São Paulo, por meio de uma bolsa de estudos, e trabalhava em Vitória. No meio do curso consegui concluir o processo de adoção do meu filho e, por isso, tive que interromper os estudos. Me formei seis meses depois da minha turma”, contou Carla.

Carla ainda contou da dificuldade que enfrentou nos movimentos estudantis, quando era universitária, por ser mulher. “Percebi que nas reuniões do movimento as mulheres recebiam o cargo de secretária, enquanto os homens os de coordenadores. Um dia eu levantei essa questão e me tornei coordenadora. Para minha surpresa, o rapaz que se tornou secretário, me excluiu das tarefas e abraçou também o cargo de coordenador. Me impus e conquistei meu espaço”, comentou.

Outra servidora que enfrentou muitos desafios na carreira foi Ione Francisco da Cruz, que faz parte da equipe de Coordenação de Engenharia e Obras da Secti. Ione é formada em Técnico de Edificações e Administração. Em 2017, ela foi aprovada em um processo seletivo e passou a atuar na Secretaria.

“Foram muitos os preconceitos que sofri por ser mulher na área! Tive que provar a todo o momento que eu era capaz de atuar na profissão. Já me chamaram de franguinha por eu ter corrigido o trabalho de um operário! Mas sempre superei essas barreiras. Hoje já vemos algumas mulheres na engenharia, mas antes, quando comecei na área, não tinha quase nenhuma. Aprendi muita coisa na minha trajetória de vida e acho que quando temos vocação e força de vontade, conseguimos superar tudo”, destacou Ione, que atuou na construção de diversos prédios na Enseada do Suá, em Vitória, entre eles, o da Assembleia Legislativa do Estado.

Ione também contou quais são suas maiores realizações na Secretaria. “Atuo como responsável pela fiscalização de obras, mas acabo fazendo de tudo um pouco. Destaco meu trabalho nas obras de manutenção do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, e a execução do projeto da calçada do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, que ainda está em andamento”, falou.

Adriane Rodrigues é chefe do grupo de Planejamento e Orçamento da Secti há oito anos. Ela é efetiva na Secretaria e possui Pós-graduação e especialização em Auditoria e Perícia Contábil. A gerente contou que para chegar ao cargo teve que se dedicar aos estudos em uma rotina cansativa.

“Trabalhava na parte da manhã, estagiava à tarde e ia para faculdade a noite. Chegava em casa muito tarde e acordava todos os dias às cinco horas da manhã para poder estudar. Depois de muita dedicação consegui me formar e passar em um concurso público, estudando por conta própria. Vim de uma família humilde e mostrei para eles que podemos realizar os nossos sonhos,” disse Adriane, que contou que não teve apoio da família quando se candidatou ao concurso público.

A chefe lembrou que começou na Secti como assistente de gerência e foi conquistando novos cargos até no atual: “Se você tiver foco, devoção e se entregar de coração ao que está fazendo, consegue superar todas as barreiras, como eu fiz”, explicou Adriane.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Secti